EXPEDIENTE
Dia das Trombetas

Yom Teruá ocorrerá ao pôr do sol desta segunda-feira (06)

Fonte: Por Markon Machado

Quem lê as escrituras, certamente encontrará no vigésimo terceiro capítulo do livro de Levítico, o seguinte texto:

 

“Yhwh disse ainda a Moisés: “Diga aos israelitas: ‘No sétimo mês, no primeiro dia do mês, deve haver para vocês um completo descanso, um dia para recordação anunciado ao toque de trombeta, um santo congresso. Vocês não podem fazer nenhum trabalho árduo, e (se) apresentarão a Yhwh.’”” Levítico 23:23-25.

 

Segundo o calendário que Yhwh, o Deus de Israel, deu a Moisés, ao pôr do sol desta segunda-feira (06), começa o sétimo mês do ano. Ainda segundo o texto acima, há uma ordem para que o povo de Deus repouse neste dia e o santifique como um shabat onde o trabalho servil é proibido.

 

Significados

 

O dia das trombetas, Yom Teruah, em hebraico, é o dia em que o povo de Deus deve fazer memória aos seus avisos e advertências. Ele ocorre anualmente nove dias antes do Dia da Expiação e representa que os juízos de Deus estão próximos.

 

No livro de Apocalipse, o apóstolo Yohanan (João) vê uma profecia com diversas trombetas sendo tocadas antes da pragas de Deus contra a humanidade, por causa de seus pecados e consequentemente, antes de seu juízo final.

 

 

O Yom Teruah para os judeus tradicionais

 

Como o significado acima só tem sentido para aqueles que aceitam ser Yeshua (Jesus) , o Ha Mashiah, (Cristo) da humanidade, os judeus, através do tempo, deram um novo nome e significado ao Yom Teruah.

Atualmente, os judeus o denominam Rosh Hashana (Cabeça do ano) , e pela tradição judaica nada tem a ver com os avisos e advertências de Deus, pelo contrário, faz memória a criação do homem.

Apesar de Deus ter dado um calendário a Moisés e ordenado que todos o observassem, os judeus mudaram o início de seu ano civil para o sétimo mês e afirmam  foi nesta data que Deus criou o homem, ou seja, para o judeu tradicional, o Rosh Hashana equivale ao sexto dia da criação e por isso, celebram seu ano novo neste dia.

 

Dia esquecido entre entre os cristãos.

 

Apesar de ser um shabat instituído pelo próprio Deus, a maioria dos cristãos não o observa como dia de descanso. Isso ocorre por dois motivos, a romanização do cristianismo através dos tempos e o fato do calendário utilizado pelo cristãos também ter sido modificado. Atualmente, nos países cristãos como o Brasil, o calendário oficial é o calendário gregoriano, calendário católico ajustado pelo Papa Gregório, criado por um astrólogo a pedido do Imperador Julio César em 45 a. C. e colocando o sol como única referência, como ocorria até então, apenas no Egito.

 

Apesar de ser denominado como calendário cristão, o calendário gregoriano dedica alguns de seus meses a deuses e imperadores romanos cultuados pelas civilizações dominadas pelo antigo Império das sete colinas.

 

Em respeito ao mandamento bíblico, assim como ocorre nos shabats de sétimo dia, o Líder News não atualizará seus conteúdos até o pôr do sol desta terça-feira (07).

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!