EXPEDIENTE
Lei do Vereador foi sancionada no mês passado

Waldecir Fernandes diz que sistema cicloviário contribui para o desenvolvimento sustentável em Ponta Porã

Fonte: Junior Plácido

O vereador Waldecir Fernandes comemora que já foi sancionada a Lei N. 4.473, a qual estabelece diretrizes para a criação e regulamentação do Sistema Cicloviário no Município de Ponta Porã, de sua autoria. A lei foi sancionada no dia 07 de outubro de 2021.

Waldecir Fernandes explicou que “o projeto foi elaborado depois de ampla discussão com setores da sociedade sobre a sua viabilidade. A regulamentação de um sistema cicloviário servirá de incentivo ao uso de bicicletas como meio saudável e barato de transporte e locomoção contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável no âmbito do nosso município”.

O vereador também aponta a necessidade de realizar campanhas publicitárias de educação e de conscientização, com ênfase nas normas de segurança no trânsito que envolvam os ciclistas. “O número de pessoas que utiliza a bicicleta como meio de lazer ou mesmo para se exercitar tem aumentado bastante. Precisamos e temos o dever de incentivar o uso também como meio de locomoção para ir e vir do trabalho e outros afazeres”.

O parlamentar também destaca que alguns dos objetivos desta lei são organizar a circulação cicloviária de maneira eficiente, com ênfase na defesa da vida; promover o lazer ciclístico e a conscientização ecológica; promover a melhoria da qualidade de vida; reduzir a poluição atmosférica e sonora.

Também vale ressaltar que a ciclovia se trata de uma via aberta à utilização pública com a pista destinada para trânsito exclusivo de bicicletas. Ela é separada da via pública de tráfego motorizado e da área destinada a pedestres.

“Por isso, destaco a importância da conscientização de todos, no sentido de cumprir as normas de trânsito com obediência às regras e uso de equipamentos de segurança como medidas vitais para um trânsito mais organizado e seguro”.

O vereador Waldecir Fernandes enfatiza que “os eventos ciclísticos, utilizando via pública podem ser realizados em rotas, dias e horários autorizados por ato próprio do Poder Executivo, a partir de solicitação expressa formulada pelos organizadores do evento”.

Para concluir, Waldecir Fernandes diz que todos ganham ao utilizar a bicicleta. “nossa cidade ficará cada vez melhor, com trânsito mais consciente, organizado e seguro”.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!