EXPEDIENTE
População brasileira e estadunidense tem ingerido de forma arbitrária vermífogo recomentado para bois

‘Você não é uma vaca’: EUA alertam pessoas a não tomarem ivermectina contra Covid

Fonte: Pela CNN Brasil

As autoridades de saúde do Mississippi, nos Estados Unidos, estão alertando os residentes a não tomarem um medicamento antiparasitário – na maioria dos casos, uma formulação comprada em centros de abastecimento de gado – para tratar ou prevenir a Covid-19.

O Departamento de Saúde do Estado do Mississippi emitiu um alerta na sexta-feira (20) que o Centro de Controle de Parasitas do Mississippi recebeu um número crescente de ligações de pessoas que tomaram a droga conhecida como ivermectina – e que pelo menos 70% dessas ligações estavam relacionadas à “ingestão de ivermectina adquirida em centros de abastecimento de gado.”

Embora haja usos humanos para a droga, a Food and Drug Administration (FDA) não aprovou a ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19 em humanos e a droga não é um medicamento antiviral.

“Existem usos aprovados para ivermectina em pessoas e animais. Os pacientes devem ser aconselhados a não tomar nenhum medicamento destinado ao tratamento de animais e devem ser instruídos a tomar apenas ivermectina conforme prescrito por seu médico”, disse o alerta do Departamento de Saúde do Estado do Mississippi.

“Drogas animais são altamente concentradas para animais grandes e podem ser altamente tóxicas em humanos. Alguns dos sintomas associados à toxicidade da ivermectina incluem erupção cutânea, náusea, vômito, dor abdominal, distúrbios neurológicos e hepatite potencialmente grave que requer hospitalização.”

De acordo com o alerta, 85% das pessoas que ligaram apresentaram sintomas leves, mas uma pessoa foi instruída a buscar uma avaliação mais detalhada devido à quantidade de ivermectina que havia tomado.

A US Food & Drug Administration tuitou no sábado: “Vocês não são um cavalo. Vocês não são uma vaca. Sério, parem com isso.”

“Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pare com isso”, escreveu o FDA sobre o uso da ivermectina / Twitter/Reprodução

Em março, o FDA disse que as pessoas não deveriam usar ivermectina para tentar tratar ou prevenir a Covid-19. “Tomar grandes doses desta droga é perigoso e pode causar danos graves”, disse o FDA.

O Mississippi está lutando contra um aumento nos casos e hospitalizações por Covid-19.

Na sexta-feira, o oficial de saúde do estado, Dr. Thomas Dobbs, emitiu uma ordem estadual exigindo que os residentes com diagnóstico de Covid-19 “isolassem imediatamente em casa no primeiro conhecimento da infecção” por 10 dias a partir do início da doença ou da data de um teste positivo para aqueles que são assintomáticos.

Apenas cerca de 37% da população do Mississippi está totalmente vacinada, bem abaixo do ritmo nacional, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. E houve um número recorde de novos casos na semana passada, de acordo com os dados.

Rebekah Riess, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!