EXPEDIENTE
De acordo com especialistas, cassação pode respingar em Bolsonaro; veja aqui

TSE cassa mandato de Fernando Francischini por fake news

Fonte: Por Julinho Bittencourt Do Revista Forum

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado estadual Delegado Francischini (PSL) nesta quinta-feira (28). Com resultado final de 6 votos a 1, a corte ainda deixou o parlamentar inelegível por oito anos.

É a primeira cassação por este motivo e abre precedente para outros casos do tipo.

Francischini, que na época era deputado federal, foi acusado de uso indevido dos meios de comunicação, bem como de abuso de poder político e de autoridade, práticas ilegais previstas no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidade).

Fernando Francischini (PSL), foi o deputado estadual mais votado no Paraná nas eleições de 2018.

No dia da eleição presidencial, em outubro de 2018, e ainda com a votação aberta, Francischini fez uma live no Facebook para afirmar que duas urnas eletrônicas estavam fraudadas e não estariam permitindo o voto em Jair Bolsonaro. A mentira foi espalhada para 6 milhões de pessoas que assistiram ao vídeo na rede social.

Chapa Bolsonaro-Mourão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria contrária à cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Com o voto do ministro Carlos Horbach, realizado na manhã desta quinta-feira (28), houve consolidação do placar.

A ação era movida pela Coligação O Povo Feliz de Novo que acusava a campanha adversária de disparos massivos de mensagens de forma ilegal.

Respingar em Bolsonaro

Vários especialistas ouvidos pela Fórum antes da votação da cassassão da chapa Bolsonaro-Mourão disseram que o resultado que envolve o deputado Francischini pode vir a respingar no presidente e seus aliados, pois foi criada uma jurisprudência.

Repercussão nas redes

A cassassão da chapa do deputado repercutiu imediatamente nas redes sociais. Autoridades, políticos e artistas comentaram e comemoram o resultado. Veja abaixo:

 

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!