EXPEDIENTE
Evento de difusão tecnológica em 2022 pode gerar R$ 150 milhões em negócios

Tecnoagro 2023 acontece de 14 a 16 de março

Fonte: Por Fabiane Sato

O maior evento de difusão de tecnologia agropecuária do norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, a TecnoAgro, já tem nova data para acontecer. Em 2023, em sua 25ª edição, a feira acontece entre os dias 14 e 16 de março.

O anúncio foi feito na edição deste ano, realizada na última semana, pela Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul.

O evento reuniu 91 expositores e apresentou os experimentos das multinacionais e das pesquisas realizadas pela entidade.

A Feira cresceu 21% da edição de 2020 para 2022 e passou a se consolidar como espaço para realização de negócios.

“Com a presença dos bancos, garantimos a geração de novos negócios no parque, que acabam gerando condições especiais para os produtores que passaram por aqui”, comentou o diretor-executivo da Fundação Chapadão, André Bartolomeu Piesanti.

A próxima edição deve trazer novidades e trazer um ambiente de negócios ainda mais amplo. A feira, que tem um caráter técnico-científico deve se transformar, ainda mais, num ambiente de negócios.

A Fundação Chapadão quer conversar com parceiros para trazer negociações diferenciadas para aquelas fechadas durante o evento.

“Ainda estamos estruturando um modelo para beneficiar expositores, produtores e a própria entidade”, garantiu o diretor.

O presidente da entidade, Ilton Henrichsen, estima que pelo menos 6 mil visitantes estiveram na TecnoAgro 2022.

“Quase o dobro de pessoas passaram pela TecnoAgro. Quem visitou o evento percebeu os três dias de intensa movimentação”, comentou.

Estudantes da universidade e de escolas públicas e privadas da região, incluindo de Chapadão do Céu (GO), também estiveram presentes.

“A região vive do agronegócio e tem uma das melhores faculdades de agronomia do MS. Para respeitar o campo, é necessário entender que o agronegócio é sim tecnológico e exige uma série de estudos para que a gente consiga aumentar a eficiência”, apontou o presidente.

Em Chapadão do Sul, na safra de soja 2020/2021, a área plantada foi de 105.815,41 hectares, com produtividade de 75,27 sc/ha e produção de 477.883,55 toneladas.

Para a safra 2021/2022, a área plantada foi de 113.203,90 ha. Já o milho, teve uma safrinha de 284.223,74 toneladas, em uma área total de 51.781,54 ha e produtividade de 91,48 sc/ha.

Os dados de soja e milho são do projeto Siga MS (Aprosoja MS/Famasul/Gov do Estado).

TECNOAGRO 2022

Chapadão do Sul tem cerca de 250 mil hectares de terras cultivadas, destacando-se soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.

Em um raio de 200 Km, estima-se a produção em mais de 1 milhão de hectares plantados.

O município tem a maior economia e população da região norte do Estado de MS, faz divisa com Goiás e está próximo a Mato Grosso. A TecnoAgro está em sua 24ª edição e é realizada pela Fundação Chapadão.

Este ano, o evento acontece de 8 a 10 de março. A entrada é gratuita. Em 2020, 4 mil pessoas visitaram os estandes da feira, que contou com cerca de 60 expositores.

O evento conta com o apoio da Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja), SEMAGRO e Governo do Estado, da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja MS), da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), SEBRAE, FUNDECT, COPRASUL, CREA-MS, AMPASUL, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, Câmara Municipal de Chapadão do Sul e Sindicato Rural de Chapadão do Sul.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!