EXPEDIENTE
Shavuot!

Shavuot ou Pentecoste, a Festa das Semanas, inicia-se ao pôr do sol deste domingo

Fonte: Por Markon Machado

 

 

O Pentecoste, um dos sete shabats anuais da Bíblia, ocorrerá entre o pôr do sol deste domingo, até o pôr do sol desta segunda-feira (17)

 

Muitos não sabem, mas as Escrituras Sagradas orientam o povo de Israel a guardarem o sétimo dia como período santo, dedicado ao repouso, celebração e dedicação a Yhwh, o Deus de Israel. Além do sétimo dia, outros sete shabats foram instituídos por Deus para serem separados para dias festivos, aos quais o povo de Deus não deve trabalhar.

 

Um dos sete shabats ocorre ao pôr deste domingo (16), o Pentecoste.  Também chamado de Shavuot, em hebraico, festa das semanas, se traduzido para o português, celebra o momento em que Yhwh, o Deus criador do Céu e da Terra, se revelou no céu do Monte Sinai e revelou suas dez palavras ao povo de Israel.

Isso mesmo, foi na data de Pentecoste que o Eterno ditou suas dez palavras, conhecidas em nossa cultura, como os dez mandamentos, e o fato foi testemunhado por 2 milhões de israelitas.

Depois disto, Deus ordenou que a data, que ocorre pontualmente, 50 dias após o Pessach, que segundo a ordem de Deus deve ser comemorada ao final do 14º dia do Primeiro mês, do calendário da Bíblia, fosse separada para celebração de um shabat anual em alusão ao pentecoste.

 

Alguns cristãos entendem que após a morte e ressurreição de Jesus (Yeshua), o Messias, os shabats e as festas bíblicas do povo de Deus não precisam mais ser comemoradas, porém não é isso que vemos nas Escrituras.

Em Atos 2, após Yeshua (Jesus) ser assunto ao céu, os cristãos estavam reunidos para celebrar a festa de pentecoste e foi neste momento, que Deus enviou seu poder, seu espírito e 3 mil judeus foram batizados, demonstrando seu arrependimento e desejo de se voltar para o Eterno.

Este não é um relato isolado, em Atos 20, no versículo 16, Paulo, o Apóstolo dos gentios, relata seu imenso esforço para comemorar o Pentecoste em Jerusalém, como era o costume.

 

A Igreja Católica mudou a data da Pessach, Páscoa Católica, para o primeiro domingo após a Pessach da Bíblia e consequentemente, o Pentecoste Católico, para o primeiro domingo após o Pentecoste bíblico. Por tanto, os católicos romanos celebrarão esta festividade no próximo domingo (23).

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!