EXPEDIENTE
Evento ocorreu na última semana

Semana Nacional dos Artesãos foi um sucesso em Ponta Porã

Fonte: Assesoria

Ponta Porã realizou por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã-FUNCESPP juntamente com o Conselho Municipal de Cultura de Ponta Porã e apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã-ACEPP, a Semana do Artesão de 16 a 20 de março de 2022.

A programação inclui oficinas com inscrições gratuitas que alcançaram 100 artesãos e feira de artesanato com 35 expositores no Parque dos Ervais.  A programação teve início no dia 16  de março,  no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, as 19h  com a oficina: Passos para transformar seu artesanato em um negócio lucrativo e inovador, com a empreendedora Lirianny  Fuchs.

A empreendedora Lirianny Fuchs, que foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc de auxílio a cultura, ofereceu a contrapartida abordando a respeito de sua experiência do ramo de insumo para produção de artesanato.

“É preciso acreditar em seu sonho, mas acima de tudo trabalhar com planejamento e buscar expandir os seus negócios por meio de constante aprendizado e capacitação. O artesanato possui um potencial de geração de renda é preciso aprimorar sua produção e consolidar os temas voltados da nossa identidade cultural sem deixar de lado o contemporâneo” explicou.

 No dia 17 de março as 19h aconteceu a oficina: Marketing em Mídias Sociais com Juliana Maia Youtuber – (Canal Atelie Ju’s Artes), que apresentou a necessidade dos artesãos estarem ineridos nas plataformas digitais, mas a partir do conhecimento das técnicas e formato para impulsionar contatos e consequentemente vendas.  

Em 18 de março as 19h foi a vez do diretor de cultura da Funcespp, Eder Rubens tratar do Tema: O Artesanato e as políticas públicas de cultura – Conceito artesanato brasileiro uma breve orientação carteirinha de artesão. 

“Faça questão de levar ao conhecimento da nossa população o  conceito de políticas públicas, que são construídas a partir da efetiva participação do cidadão em favor de uma coletividade. Ponta Porã possui atualmente um bom número de artesãos organizados em grupos e coletivos culturais, é um momento importante e orienta-los é nossa obrigação enquanto gestor e servidor público para fortalecimento do segmento” disse Eder Rubens.

O encerramento da programação da Semana do Artesão em Ponta Porã, inicialmente previsto para o sábado, dia 19, foi transferido em virtude da chuva para o domingo (20) das 15h às 21h com a Feira de Artesanato Verão no Parque 2022, com atrações culturais e shows musicais.

“Tivemos uma semana produtiva para o nosso artesanato. Foi um sucesso, a valorização do segmento, onde ampliamos o conhecimento, conhecemos pessoas e apresentamos o nosso trabalho. A organização está de parabéns” disse artesã Ofélia Pedroso do Coletivo de Artesãos Feito com Alma, contemplados pela Lei Aldir Blanc. 

Dia do Artesão

O Dia do Artesão é celebrado anualmente em 19 de março,  em homenagem à São José, o santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício.

Em Ponta Porã a data é feriado municipal, em celebração a São José.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!