EXPEDIENTE
Oleg Novitskiy e Puotr Dubrov conduziram uma caminhada para preparar novo módulo Nauka para operações

Russos conduzem primeira caminhada espacial em módulo da estação internacional

Fonte: Por Ashley Stricklandda da CNN

Os cosmonautas russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov conduziram uma caminhada no espaço na sexta-feira (3) para preparar o novo módulo Nauka para operações na Estação Espacial Internacional. A caminhada no espaço começou sexta-feira às 10h41 e terminou às 18h35 (no horário russo), com duração de sete horas e 54 minutos.

É a primeiro do que poderá ser até 11 caminhadas espaciais dadas pelos cosmonautas enquanto trabalham no Nauka, um módulo de laboratório multiuso que inclui espaço adicional para pesquisa e dormitórios. A próxima caminhada no espaço, que deve durar cerca de cinco horas, está programada para 9 de setembro.

Em julho, o módulo Nauka recém-acoplado da Rússia disparou acidentalmente seus propulsores, deixando a estação espacial fora de controle. Na época, três astronautas da Nasa, dois cosmonautas russos, um astronauta japonês e um astronauta da Agência Espacial Europeia estavam a bordo.

Dmitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, a agência espacial russa, disse à CNN: “Nós tivemos um problema”, que ele atribuiu a um erro humano.

O Nauka foi lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 21 de julho, e atracou em 29 de julho.

Durante a caminhada no espaço de sexta-feira, Novitskiy e Dubrov conectaram cabos de energia, ethernet e dados entre Nauka e o módulo de serviço russo Zvezda. Os dois cosmonautas instalarão corrimãos e concluirão quaisquer tarefas restantes para o trabalho de roteamento de cabos durante a caminhada espacial de 9 de setembro.

As saídas serão as segunda e terceira caminhadas espaciais para Dubrov e Novitskiy, bem como as 242ª e 243ª caminhadas espaciais em apoio à montagem, manutenção e atualização da estação espacial.

Enquanto isso, uma caminhada no espaço então programada para 24 de agosto, que incluiria o astronauta da NASA Mark Vande Hei e o astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, Akihiko Hoshide, acontecerá agora em 12 de setembro – com algumas mudanças.

A caminhada no espaço de agosto foi adiada um dia antes de ocorrer devido ao que a Nasa descreveu como um “pequeno problema médico” vivido por Vande Hei.

Embora nenhum detalhe adicional sobre este problema – além do fato de que não foi uma emergência médica – tenha sido compartilhado, Vande Hei agora fornecerá suporte interno durante a caminhada espacial de 12 de setembro enquanto ele continua se recuperando.

O astronauta da Agência Espacial Europeia Thomas Pesquet ocupará seu lugar ao lado de Hoshide. Durante a caminhada, Hoshide e Pesquet instalarão um kit de modificação que se preparará para o futuro trabalho de instalação do Roll-Out Solar Array.

Esta será a primeira caminhada espacial conduzida fora da câmara pressurizada Quest do laboratório orbital por dois astronautas parceiros internacionais na estação espacial, de acordo com a Nasa.

Uma câmera de realidade virtual de 360 ​​graus filmará Hoshide e Pesquet durante sua caminhada no espaço.

*Kristin Fisher, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!