EXPEDIENTE
Patrimônio Histórico

“Reforma do Castelinho anunciado pelo governo vai realizar nosso sonho”, Diz Marcelino Nunes

Fonte: Por Assessoria de Comunicação

Está prevista pelo governador Reinaldo Azambuja a reforma do Castelinho, prédio tombado como patrimônio histórico do município de Ponta Porã-MS. O investimento previsto na restauração é de R$ 4 milhões. Construído na década de 20, o prédio já foi a sede do governo Getúlio Vargas na fronteira. A expectativa é que seja transformado em um museu para contar a história cultural da cidade e do Estado.

Sua construção ocorreu de 1926 até 1930, e está localizado nas proximidades a antiga estação Noroeste do Brasil, em Ponta Porã-MS. De 1943 a 1946 foi sede do governo do Território de Ponta Porã, e depois abrigou a cadeia pública e o quartel da Polícia Militar.

Já na década de 90 deixou de servir a segurança pública, com a transferência da corporação para outro prédio, perdendo assim sua função. Esta restauração proposta pelo Governo do Estado visa justamente dar um “novo caminho” para este local que faz parte da história do povo de Ponta Porã.

“O Castelinho é um símbolo da nossa identidade cultural, um resgate da memória e história da cidade e do Estado. A obra será muito importante para o local está sem função útil desde a década de 90 e precisa ser restaurado”, explicou Eder Rubens da Silva, diretor de cultura da Funcespp (Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã).

O diretor citou que a Prefeitura Municipal e a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) isolaram o entorno do prédio, que está escorado por madeiramento de construção civil, e que o local está recebendo manutenção de limpeza. “Estamos felizes e esperançosos com esta obra irá resgatar o nosso Castelinho. A população também está ansiosa”, descreveu.

Tombado como patrimônio histórico em 2006, de acordo com o Diário Oficial do Município de 12 de dezembro daquele ano. A Lei 3512 que dispõe sobre o tombamento do edifício histórico é de autoria do então vereador Marcelino Nunes de Oliveira-PDT, atual Sec. Mun. de Segurança Pública da Ponta Porã-MS.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!