EXPEDIENTE
PSDB passará por Prévias para definir candidatura para as próximas eleições

PSDB convoca filiados para cadastramento para participação das prévias do partido

Fonte: Por Markon Machado
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) está convocando  seus filiados a se cadastrarem para participar das Prévias do Partido.
As Prévias definirão quem será o candidato do partido a Presidência da República nas próximas em Eleições.
Em Ponta Porã, o anúncio foi feito pela direção municipal através da Rede Social Oficial de Anny Espínola. Anny preside o Diretório Municipal e atendendo o Líder News, comentou o assunto: “As prévias são de extrema importância para a democracia. Defender a democracia começa quando internamente um partido decide de forma clara e transparente quem melhor representa nossos anseios.”
Veja a convocação municipal publicada na rede social da dirigente partidária:
CONVOCAÇÃO
A Presidente do Diretório Municipal do PSDB de Ponta Porã, no uso das suas atribuições e seguindo a orientação nacional convoca todos os filiados interessados em votar nas prévias para se cadastrarem através do aplicativo “Prévias PSDB”.
Durante as prévias, escolheremos o representante do partido nas eleições presidenciais de 2022.
O cadastramento, obrigatório para todos os filiados, poderá ser feito desde até o dia 14/11.
Para ter acesso ao aplicativo, o filiado deverá entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar o APP. O aplicativo das prévias para Android estará disponível no Google Play a partir das 18h desta quinta-feira.
Já para usuários do IPhone, estará na Apple Store a partir de sexta (15/10).
1) Como será a votação?
Haverá votação presencial exclusivamente para os Prefeitos e Vice-Prefeitos; Deputados Estaduais e Distritais; Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais – Grupos I, II e III – com exceção dos vereadores.
Eles participarão de evento em Brasília e poderão votar diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.
Os filiados e vereadores votarão, exclusivamente, pelo aplicativo Prévias PSDB, ainda que estejam participando do evento em Brasília.
Atenção!!
Somente estará autorizado a votar, presencialmente ou online, o filiado de qualquer grupo que realizar o cadastro no aplicativo até o dia 14 de novembro.
A ferramenta estará disponível na GooglePlay e na AppStore
2) Quem pode votar?
Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio de 2021, conforme a resolução 005/2021 da Presidência CEN-PSDB.
3) Como é composto o Colégio Eleitoral?
Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:
Grupo I: Filiados
Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.
4) Como é calculado o peso dos votos?
Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do Grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.
No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada Subgrupo. Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada Subgrupo.
5) Como é calculado o placar final para cada candidato?
Pela soma dos resultados obtidos por ele em cada grupo.
O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos, considerada esta soma (resultado do Grupo I + resultado do Grupo II + resultado do Grupo III + resultado do Grupo IV), será o vencedor das prévias.
6) Teremos segundo turno?
Sim, se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Participarão do segundo turno os dois candidatos mais votados no primeiro.
7) Teremos debates entre os candidatos?
Sim! Teremos 3 debates presenciais, promovidos por grandes veículos de comunicação.
😎 Quais as datas mais importantes do calendário das prévias?
20 de setembro: apresentação do pedido de inscrição dos pré-candidatos
14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar
18 de outubro: início dos debates
21 de novembro: realização das prévias
28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.
Ainda tem dúvidas?
Você pode conferir a Resolução CEN 046/2021 que regulamenta as prévias.
Ana Cristina Espínola Candia
Presidente do Diretório Municipal do PSDB
COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!