Profuncionário faz visita técnica na horta pedagógica da Escola Municipal Jardim Ivone

Grupo do curso técnico em Alimentação Escolar durante visita à horta pedagógica da Escola Municipal Jardim Ivone.

Por Nivalcir Almeida*

 

Um grupo de alunos do curso Técnico em Alimentação Escolar do Profuncionário, sob orientação do tutor Nivalcir Pereira de Almeida, efetuou uma visita técnica na horta pedagógica mantida pela Escola Municipal Jardim Ivone. O objetivo foi conhecer na prática o funcionamento de um dos mais importantes recursos para garantir a alimentação saudável no ambiente escolar, conteúdo trabalhado no curso que envolve oficiais de cozinha (merendeiros) das escolas estaduais e municipais de Ponta Porã.

O grupo fez a visita no sábado, 29 de setembro. No local, todos puderam conhecer técnicas de cultivo, produção de hortaliças e plantas medicinais, importância da alimentação saudável, utilização de recursos que asseguram respeito ao meio ambiente e envolvimento da comunidade nas atividades educativas promovidas pela escola.

“A criação e manutenção de uma horta na escola vai além da complementação da merenda servida diariamente. Ela se constitui num local em que se torna possível ensinar aos alunos e demais membros da comunidade escolar, conteúdos de diversas disciplinas e, principalmente, hábitos saudáveis que garantem melhorar a qualidade de vida de todos”, explicou o tutor do curso, professor Nivalcir Pereira de Almeida.

Todos foram recebidos pelo responsável pela horta, o professor Eronides Vital de Barros, que repassou informações valiosas para uma alimentação saudável. Ele é responsável pela horta desde o ano de 2012, porém já atuou em outras escolas, transformando o espaço ocupado por plantas numa verdadeira sala de aula.

A coordenação do curso, em Ponta Porã, através da professora Elizete Cardoso, agradece, em nome da turma, à Secretaria Municipal de Educação pela cadência do ônibus para viabilizar a visita, bem como ao diretor da escola, Ricardo Torraca e, ao quadro docente, em especial o professor Eronides, pela bela acolhida. “Foram momentos de grande aprendizado. Valorizou muito o que nós procuramos repassar para nossos alunos no curso que garante formação técnica aos profissionais que atuam como educadores nas escolas públicas de Ponta Porã”, declarou a coordenadora Elizete Cardoso.

Facebook: Comente Aqui