Parlamentares reagem após nova ameaça de Bolsonaro: “Democracia é uma conquista de todos”

Plenário do Senado durante sessão extraordinária. Em pronunciamento, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por Revista Fórum*

Apesar da pouca movimentação em Brasília em virtude do feriado prolongado de Carnaval, congressistas reagiram, por meio de publicações em suas redes sociais, à fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que democracia só existe se as Forças Armadas “assim o quiserem”.

“A Democracia foi conquistada pela sociedade brasileira. Não é objeto de tutela ou permissão. Terá muita luta pra defendê-la”, afirmou a presidente do PT Gleisi Hoffmann.

Para o deputado Orlando Silva, líder do PCdoB na Câmara, a democracia é uma conquista de toda a sociedade brasileira e resulta de uma história complexa e cheia de sacrifícios. “E não é concessão. O presidente da República deveria ser mais cuidadoso quando fala sobre temas-chave da vida nacional. A democracia brasileira precisa ser cultivada”, pontuou.

Líder da Oposição no Senado, Ranfolfe Rodrigues (Rede-AP) também criticou a fala do presidente. “Os equívocos de raciocínio na cabeça de Jair Bolsonaro são tantos que ele confunde o que chama de valores familiares com liberdade e democracia. Presidente, a democracia é soberana! As Forças Armadas têm o dever constitucional de defender a democracia”, destacou.

Facebook: Comente Aqui