Palmeiras vence Colo Colo no Chile e fica próximo das semifinais; Confira os destaques do futebol

(Foto: Claudio Reyes/AFP)

Nesta quinta-feira, o Verdão foi a Santiago e venceu o Colo-Colo no Estádio Monumental por 2 a 0, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América. Bruno Henrique abriu o marcador com dois minutos do primeiro tempo e Felipão brilhou na etapa final ao alterar taticamente sua equipe e ver Dudu fechar o marcador.

Antes que qualquer análise das duas equipes pudesse aparecer, o Palmeiras abriu o placar. Borja brigou na entrada da área, roubou a bola e tabelou com Dudu. O colombiano cruzou para dentro da área, Moisés dominou e rolou para Bruno Henrique finalizar para as redes.

O começo eletrizante do Verdão foi fruto da postura da equipe de Luiz Felipe Scolari nos primeiros minutos de jogo. Quando abriu o placar, o Alviverde tinha cinco atletas dentro da área, além de Thiago Santos posicionado na meia-lua.

E à frente no marcador, a superioridade técnica palestrina prevaleceu até os 15 minutos. À vontade no jogo, o Maior Campeão do Brasil diminuiu o ritmo e trocou passes no meio-campo, à espera de uma brecha na defesa chilena.

O Colo-Colo, por sua vez, dependia da magia de Valdivia para chegar ao campo ofensivo. O camisa 10 teve ótima atuação, mas muito longe da área, não conseguia ser decisivo, já que precisava construir as jogadas dos mandantes a partir do segundo terço do campo.

Em meio a duas oportunidades perdidas por Dudu, as únicas chances reais de gol do Colo-Colo foram aos 25 minutos, em chute de Paredes, desviado por Antônio Carlos, e aos 42, quando Weverton salvou cruzamento direto para a área e Barrosos desperdiçou sem goleiro no rebote.

O principal ponto negativo do Palestra ficou por conta da marcação de meio-campo. Apesar de Bruno Henrique ser o melhor homem em campo, Thiago Santos, substituto de Felipe Melo no jogo, sofreu muito para marcar, levou duas canetas de Barrios, foi amarelado e não conseguiu roubar nenhuma bola. Para piorar, em um dos dribles sofridos, Bruno Henrique precisou fazer falta e também foi advertido com o cartão amarelo.

Na etapa final, o panorama da partida mudou. O Colo-Colo voltou melhor do intervalo e pressionou o Palestra pelo empate. O Verdão, apostando nos contra-golpes, teve boas oportunidades com Dudu, mas novamente o camisa 7 desperdiçou. Foi então que apareceu a genialidade de Luiz Felipe Scolari.

Primeiro, o treinador sacou Borja e colocou Jean em campo, tirando o Palmeiras do 4-3-3 para o 4-4-2, com o camisa 2 aberto pela direita, e Dudu e Willian na frente. A alteração não foi suficiente para conter o ímpeto dos chilenos e Felipão mudou de novo.

O técnico tirou o amarelado Thiago Santos e mandou a campo o paraguaio Gustavo Gómez. A partir desse momento, o Alviverde voltou a dominar o jogo. Pela primeira vez com três zagueiros desde que Felipão chegou ao clube, o Verdão teve Jean e Bruno Henrique como volantes e Dudu e Willian espetados na frente. Foram apenas quatro minutos de 5-3-2 até que o Maior Campeão do Brasil ampliasse sua vantagem.

Com 32 jogados, Willian puxou contra-ataque, invadiu a área, cortou para dentro e bateu no gol. Orión conseguiu grande defesa, a bola bateu na trave e sobrou nos pés de Dudu, que dominou e encheu o pé direito para estufar as redes.

Nos acréscimos ainda houve tempo para nova atuação do VAR nesta Libertadores. Damián Pérez fez falta em Mayke na linha de fundo e recebeu o cartão amarelo. Após ser avisado por Mauro Vigliano, porém, Andrés Cunha revisou o lance no monitor e decidiu expulsar o chileno.

FICHA TÉCNICA 
COLO-COLO-CHI 0 x 2 PALMEIRAS

Local: Estádio Monumental David Arellano, em Santiago (CHI)
Data: 20 de setembro de 2018, quinta-feira
Horário: 21h45 (Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (PAR)
Assistentes: Nicolas Taran e Richard Trinidad (PAR)
VAR: Mauro Vigliano (PAR)

Cartões amarelos: Baeza (COLO-COLO); Thiago Santos e Bruno Henrique (PALMEIRAS)
Cartão vermelho: Damián Pérez (COLO-COLO)

GOLS
PALMEIRAS: Bruno Henrique, aos três minutos do segundo tempo; Dudu, aos 32 da etapa final

COLO-COLO-CHI: Orión; Zaldivia, Insaurralde e Barroso (Pavez); Opazo, Carmona, Baeza (Valdés), Valdivia e Pérez; Barrios e Paredes
Técnico: Héctor Tápia

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Gustavo Gómez), Bruno Henrique e Moisés; Dudu (Lucas Lima), Willian e Borja (Jean)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

 

 

Outros jogos

 

AMÉRICA DO SUL: Copa Sul-Americana
18:30 Encerrado Dep. Cuenca (Ecu) 0 – 2 Fluminense (Bra)
20:45 Encerrado  Bahia (Bra) 2 – 1 Botafogo (Bra)

Dois jogos envolvendo times brasileiros movimentaram a Copa Sul-Americana, no nordeste, o Bahia venceu o Botafogo por 2 a 1 e ficou a um empate da próxima fase. Já no Equador, o Fluminense fez bonito e conseguiu superar o Cuenca por 2 a 0.

 

BOLÍVIA: Divisão Profissional – Encerramento
15:00 Encerrado Guabira 2 – 0 Bolivar 
18:15 Encerrado  Real Potosi 1 – 0 Oriente Petrolero 

A quinta-feira também foi data de jogos pela Divisão profissional boliviana, o Guabira venceu o Bolivar por 2 a 0 . No outro jogo da rodada, o Real Potosi deixou a lanterna e superou o Oriente Petrolero por 1 a 0.

 

EUROPA: Liga Europa – Fase de Grupos

Na abertura da Fase de Grupos da Liga Europa,  24 jogos movimentaram a quinta-feira na segunda principal competição europeia. Confira os resultados:

12:55 Encerrado Akhisar Belediye 0 – 1 Krasnodar
12:55 Encerrado Besiktas 3 – 1 Sarpsborg 08
12:55 Encerrado Dyn. Kiev 2 – 2 FC Astana
12:55 Encerrado Genk 2 – 0 Malmö FF
12:55 Encerrado Lazio 2 – 1 Apollon
12:55 Encerrado Marseille 1 – 2 Frankfurt 
12:55 Encerrado MOL Vidi 0 – 2 BATE 
12:55 Encerrado PAOK 0 – 1 Chelsea
12:55 Encerrado Rapid Vienna 2 – 0 Sp. Moscow
12:55 Encerrado Rennes 2 – 1 Jablonec
12:55 Encerrado Sevilla 5 – 1 St. Liege
12:55 Encerrado Villarreal 2 – 2 Rangers
15:00 Encerrado AEK Larnaca 0 – 1 Zurich 
15:00 Encerrado Arsenal 4 – 2 Vorskla
15:00 Encerrado Celtic 1 – 0 Rosenborg
15:00 Encerrado Din. Zagreb 4 – 1 Fenerbahce
15:00 Encerrado Dudelange 0 – 1 AC Milan
15:00 Encerrado FC Copenhagen 1 – 1 Zenit Petersburg
15:00 Encerrado Ludogorets 2 – 3 Leverkusen
15:00 Encerrado  Olympiakos 0 – 0 Betis
15:00 Encerrado RB Leipzig 2 – 3 Salzburg
15:00 Encerrado Slavia Praga 1 – 0 Bordeaux
15:00 Encerrado Sporting 2 – 0 Qarabag
15:00 Encerrado Trnava 1 – 0 Anderlecht

 

Fonte: Gazeta Esportiva & Resultados.com

Facebook: Comente Aqui