EXPEDIENTE
“Como o bioma da Amazônia é o pulmão do nosso planeta, a sua destruição afeta a todos nós”, declarou Johannes Wesemann, fundador da All Rise, que entregou denúncia ao Tribunal Penal Internacional

ONG denuncia Bolsonaro em Haia por destruir a Amazônia e influenciar mudanças climáticas

Fonte: Por Plinio Teodoro da Revista Fórum

A organização não governamental (ONG) austríaca All Rise apresentou uma denúncia no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, nesta terça-feira (12) em que acusa o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (Sem Partido) de crime contra a humanidade.

Segundo a denúncia, intitulada “O planeta contra Bolsonaro”, ao levar adiante a sua política de destruição da Amazônia, Bolsonaro está influenciando a mudança climática em todo o mundo e agindo pela destruição da vida no planeta.

 

“Como o bioma da Amazônia é o pulmão do nosso planeta, a sua destruição afeta a todos nós”, declarou Johannes Wesemann, fundador da All Rise.

 

“Em nossa queixa, apresentamos evidências que mostram como as ações de Bolsonaro são diretamente conectadas aos impactos negativos das mudanças climáticas em todo o mundo”, explica, em entrevista à Rádio França Internacional (RFI).

Na queixa, a ONG diz que Bolsonaro e seu governo promovem um “ataque generalizado contra a Amazônia, contra os que dependem da floresta e também os que a defendem”, com uma política de perseguição, assassinatos e sofrimentos desumanos na região e no mundo.

“Crimes contra a natureza são crimes contra a humanidade. Jair Bolsonaro está alimentando a destruição em massa da Amazônia com os olhos bem abertos e pleno conhecimento das consequências. O TPI tem o dever de investigar crimes ambientais de tal gravidade global”, diz Weswmann.

 

A ONG também convoca a população a uma ação participativa, por meio de uma petição online no site do projeto ThePlanetVS.org.

 

“Somente se todos nós nos unirmos e levarmos responsáveis como o presidente Bolsonaro à justiça poderemos garantir nosso planeta para as próximas gerações. Indivíduos poderosos que destroem intencionalmente o meio ambiente devem ser processados”, diz o ativista.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!