O senador colombiano Miguel Uribe Turbay foi baleado em Bogotá, capital da Colômbia, neste sábado (7), segundo o governo e seu partido. Até o momento, sem confirmação imediata das autoridades sobre seu estado de saúde.
Uribe está em "séria condição de saúde", de acordo com a mídia local.
O político realizava um evento de campanha em um parque público no bairro de Fontibón, na capital, quando "sujeitos armados atiraram em suas costas". O partido descreveu o ataque como grave, mas não divulgou mais detalhes sobre seu estado de saúde.
O ministro da defesa da Colômbia, Pedro Sánchez, afirmou que um suspeito de ter atirado contra o senador Miguel Uribe foi preso. Sánchez diz que estão investigando se outros estão envolvidos no atentado.
A presidência da Colômbia emitiu um comunicado afirmando que o governo rejeitou "categoricamente e energicamente" o violento ataque e pediu uma investigação completa dos eventos.
O político, de 39 anos, é membro do Partido Conservador, de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe. Apesar do sobrenome comum, os dois homens não têm parentesco.
*Reportagem de Julia Symmes Cobb em Bogotá; Texto de Lucinda Elliott; Edição de Paul Simao
A mãe de Uribe, a jornalista Diana Turbay, foi morta em 1991 durante uma operação de resgate após ter sido sequestrada pelo cartel de Medellín de Pablo Escobar.
Mín. 0° Máx. 13°