O Uzbequistão começou a escrever seu nome na história das Copas do Mundo nesta quarta-feira. Ao empatar em 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos, fora de casa, a equipe garantiu vaga para fase de grupos da Copa do Mundo pela primeira vez na história.
O país, que teve independência declarada em 1991, será a terceira ex-república da União Soviética a disputar uma fase de grupos da Copa do Mundo, juntando-se à Rússia e à Ucrânia. A fase final do torneio será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Os uzbeques chegaram perto da classificação em 2006 e 2014, quando caíram na repescagem da fase classificatória asiáticas. Dessa vez, a boa campanha na terceira fase foi o suficiente: o empate levou o Uzbequistão aos 18 pontos no grupo A do torneio, onde não pode mais ser alcançado na rodada final justamente pelos Emirados Árabes, que disputarão a repescagem.
Assim, o Uzbequistão é o terceiro país da Ásia a assegurar a classificação para a fase de grupos da Copa, que será disputada em 2026, juntando-se a Irã e Japão. Ao todo, agora são oito time garantidos na fase final do torneio. A lista também tem Canadá, Estados Unidos e México (países-sede), Argentina e Nova Zelândia.
Uma das estrelas do elenco do Uzbequistão é o zagueiro Khusanov, de 21 anos, que foi contratado pelo Manchester City no começo deste ano, junto ao Lens. Também se destaca o atacante Shomurodov, que atua na Roma e é o capitão do time nacional.
Mín. 0° Máx. 13°