A Fiorentina poupou titulares, mas conseguiu sair com um bom resultado no jogo de ida das quartas de final da Uefa Conference League nesta quinta-feira (10). O time italiano, finalista das últimas edições da competição, bateu o Celje no stadion Z'dežele, na Eslovênia, por 2 a 1, e jogará pelo empate no jogo de volta, em Florença.
Ranieri e Mandragora, de pênalti, marcaram para a Viola. Delaurier-Chaubet, também em penalidade máxima, descontou.
O Celje, primeiro time esloveno na história a chegar às quartas de uma competição europeia, começou melhor o jogo, aproveitando uma postura pouco agressiva da Fiorentina, que tentou controlar o jogo trocando passes, sem grande intensidade.
O time esloveno teve as primeiras chances com chutes de Delaurier e Matko que acertaram a rede pelo lado de fora. Já a Fiorentina, que poupou alguns titulares importantes -- Dodô, Fagioli, Gudmundsson e Moise Kean iniciaram no banco -- jogou com dois alas improvisados, o zagueiro Matías Moreno e o meia Michael Folorunsho, que foram bastante acionados, mas enfrentaram certa dificuldade para dar seguimento às jogadas.
Mesmo assim, na primeira grande chance, a Viola conseguiu o gol. Aos 27, o zagueiro Luca Ranieri apareceu na área após passe de Folorunsho, driblou dois marcadores e surpreende o goleiro Silva para fazer 1 a 0.
O gol diminuiu o ímpeto do Celje, e a Fiorentina conseguiu levar o primeiro tempo com mais tranquilidade, mas, já no fim, os eslovenos tiveram outra boa chance. O zagueiro Nemanic apareceu na área de surpresa após passe de Seslar, mas pegou mal e mandou para fora a última oportunidade da etapa inicial.
O Celje voltou para o segundo tempo pressionando e exigiu ótima defesa de De Gea aos 8, mas, aos 14, tomou outro golpe. Rolando Mandragora, que tornou-se o jogador com mais partidas em competições europeias na história da Fiorentina (34), foi derrubado por Karnicnik. Ele mesmo foi para a cobrança e fez 2 a 0.
Mesmo sofrendo o segundo gol, o Celje seguiu atacando e finalmente foi recompensado aos 21, após Pongracic derrubar Matko na área e cometer pênalti. Logan Delaurier-Chaubet foi para a bola e deslocou De Gea para descontar.
Depois do gol do Celje, a Fiorentina tentou retomar o controle do jogo e conseguiu por um tempo. Richardson, que veio do banco, teve boa chance aos 29, quando chutou por cima no rebote do escanteio, mas, no fim, os eslovenos estiveram perto de empatar, principalmente após ganhar mais fôlego com a entrada do russo Iosifov.
Quem brilhou na reta final para assegurar a vitória da Viola foi De Gea. Aos 42, ele salvou cabeçada de Vuklisevic e, no último lance da partida, aos 51, o espanhol se agigantou para defender chute de Matko após bate-rebate na área e manteve o placar favorável à Viola.
O jogo de volta no estádio Artemio Franchi, em Florença, acontece na próxima quinta-feira (17), às 13h45 (de Brasília). A Fiorentina tenta manter um incrível retrospecto: nunca perdeu um confronto de ida e volta na Conference League -- este é o 12º.
Antes, o Celje, quarto colocado no Campeonato Esloveno, recebe o Mura no domingo (13), às 12h30. No mesmo dia, a Fiorentina, que está em oitavo lugar na Serie A, joga em Florença diante do Parma, às 10h.
Mín. 18° Máx. 27°