O descaso do Governo do Estado com as estradas de Nova Itamarati, distrito de Ponta Porã, tem levado vereadores locais a buscar apoio do governo federal para resolver o problema.
Durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora Natália Velasques (PSDB) criticou duramente a falta de investimentos do Estado na manutenção das vias, que dificultam o escoamento da produção e o acesso da população.
Segundo ela, em 2025 o Governo do Estado ainda não investiu um centavo no reparo das estradas de Nova Itamarati.
A vereadora afirma que apenas a Prefeitura de Ponta Porã tem feito esforços para melhorar as condições das vias, mas sozinha não consegue resolver o problema.
O discurso da vereadora foi reforçado pelo vereador Puka Valdez, que também destacou a necessidade de ações concretas para buscar recursos junto ao governo federal.
“Nova Itamarati é uma região importante para o desenvolvimento de Ponta Porã, este apoio do governo federal para viabilizar melhorias é uma necessidade urgente”, disse ele ao Líder News.
Superintendente do INCRA aponta solução no PAC de Lula
Procurado pelo Líder News, o superintendente do INCRA em Mato Grosso do Sul, Paulinho Roberto, afirmou que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula pode atender às demandas de Nova Itamarati.
No entanto, ele destacou que é necessário que a administração pública de Ponta Porã formalize a solicitação de recursos junto ao governo federal.
“O novo PAC tem previsão de investimentos em infraestrutura que podem beneficiar regiões como Nova Itamarati. Porém, até o momento, não temos conhecimento de nenhum pedido formal da Prefeitura de Ponta Porã para incluir o distrito no programa”, explicou Paulinho Roberto.
Cenário de abandono e esperança
A situação das estradas de Nova Itamarati reflete um cenário de abandono por parte do Governo do Estado, que, segundo os vereadores, não tem destinado recursos para a manutenção das vias.
Enquanto isso, a Prefeitura de Ponta Porã tem feito o possível para realizar reparos, mas os esforços locais são insuficientes diante da magnitude do problema.
A busca por apoio do governo federal surge como uma esperança para resolver a questão.
Um chamado à ação
A mobilização dos vereadores de Ponta Porã é um alerta para a necessidade de ações urgentes em prol de Nova Itamarati. Enquanto o Governo do Estado se mantém ausente, a busca por recursos federais se torna uma alternativa para garantir melhorias nas estradas e, consequentemente, no desenvolvimento do distrito.
Mín. 18° Máx. 27°