Com decisão nos pênaltis, Amazonas se consagrou campeão do primeiro turno do Campeonato Amazonense de Futebol. Gavião e Onça empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar durante a noite deste domingo (9), na Arena da Amazônia. Xavier e Akapo marcaram para a equipe aurinegra enquanto Renanzinho e Kesley balançaram as redes pelo time esmeraldino. Na marca da cal, deu Oonça por 6 a 5.
O oitavo confronto entre as equipes também era a reedição do da grande final de 2024 e diante da rivalidade o jogo começou muito pegado, disputado em cada lance, pelos detalhes. Foi assim que o primeiro gol saiu, aos 10 minutos do primeiro tempo. Zabala, do Amazonas, conseguiu se infiltrar na defesa esmeraldina e achou Xavier para balançar as redes.
Xavier abriu o placar para o Amazonas no primeiro tempo
A grande torcida aurinega, em maior número na Arena da Amazônia, mal teve tempo para festejar a abertura do placar. O camisa 11 do Gavião, Renanzinho, saiu cortando da esquerda para o meio e mandou a bola na gaveta do goleiro Renan. Logo depois disso a partida ficou ainda mais “quente” entre os atletas e deu trabalho para a juíza Edna Alves.
Renanzinho empatou com um golaço
Mas foi ainda no primeiro tempo que a Onça rugiu novamente e o camisa 15, Akapo, mostrou que também entende de “pinturas”. Com a perna esquerda ele colocou a bola no ângulo de Gustavo e, consequentemente, o Amazonas à frente no placar mais uma vez.
Akapo marcou um golaço, o primeiro dele com a camisa do Amazonas
A resposta do Manaus só veio no segundo tempo, na cobrança de escanteio desviada por Gabriel Masson. A bola foi na trave e Kesley estava lá para garantir a decisão em pênaltis.
Mas o Manaus voltou a deixar tudo igual, garantindo a decisão nos pênaltis
Depois da concentração de ambas as equipes, o momento decisivo. O primeiro duelo foi entre xarás, Renanzinho do Manaus e Renan, do Amazonas. O atacante se saiu melhor. Assim como ele Erick, Adilson e Joel também converteram, mas Miliano não. Já do lado aurinegro Tavares, Barbio, Wanderson e Alano guardaram, porém Fabiano, perdeu.
O goleiro Renan comemora a defesa enquanto Miliano lamenta a cobrança perdida
Com o placar igual foi a vez das cobranças alternadas. Victor Lima iniciou, sem chances para Renan. No Amazonas, Robertinho também converteu e foi aí que tudo se definiu. A cobrança seguinte era do Gabriel Masson, mesmo com uma batida segura, não deu, o arqueiro Renan fez uma bela defesa e só precisou de uma também boa cobrança de Bruno Ramires para sacramentar o título nas garras da Onça.
Bruno Ramirez comemora o pênalti convertido e que deu o título ao Amazonas
Emoção e entrega, o troféu foi garantido pelas mãos de um estreante. Na primeira partida pela onça pintada Renan mostrou suas credenciais, foram duas defesas de pênaltis, além da bela atuação no tempo regular. O goleiro agradeceu a Deus pela vitória e lembrou que ela vem em um momento importante para dar confiança ao trabalho de toda a equipe.
O Manaus lutou firme, buscou o resultado duas vezes e embora tenha saído derrotado no placar o treinador Júlio César lembrou que o caminho até a final não foi fácil, reconheceu o mérito da equipe e disse que a concentração agora precisa ser no segundo turno da competição, iniciado nesta semana.
Mín. 19° Máx. 26°