No vídeo, o parlamentar tenta se comunicar por meio de um antigo telefone público, conhecido como "orelhão", e usa a cena para fazer uma analogia bem-humorada sobre a dificuldade que muitos cidadãos enfrentam ao buscar atendimento em órgãos públicos.
Bordão encena uma situação em que tenta fazer uma ligação pelo orelhão, mas a comunicação é falha, cheia de interferências e quase impossível de ser compreendida.
A analogia com o orelhão, que já foi símbolo de comunicação, mas hoje é visto como ultrapassado e ineficiente, serve para destacar a necessidade de modernização e melhoria no atendimento ao público, seja ele promovido por servidores efetivos, convocados ou até terceirizados, no caso de serviços que o poder público presta em parcerias com a iniciativa privada.
Ao Líder News, o vereador comentou o vídeo: "A alusão o “orelhão” me pareceu bem pertinente, pois é assim que muita gente se sente quando tenta ser atendida por alguns servidores públicos: a comunicação não funciona, a paciência se esgota e, no final, você sai sem resolver nada. Tem servidor que realmente parece um orelhão: mais atrapalha do que ajuda. Precisamos mudar isso!"
Além de criticar, Carlos Bordão se coloca à disposição da população para receber reclamações e buscar soluções. "A ideia é mostrar a população que já passou por uma situação dessas, para que me procure. Vamos trabalhar juntos para melhorar o atendimento e garantir que o serviço público funcione como deve: com respeito, eficiência e qualidade", reforça ele.
. Com essa abordagem criativa, Bordão não só conquista a simpatia do público, mas também reforça a importância de um serviço público que atenda às reais necessidades da população. Afinal, como ele mesmo sugere, já passou da hora de substituir os "orelhões" do atendimento e garantir um serviço que funcione de verdade.
Mín. 19° Máx. 32°