Na última quinta-feira, o Verdão venceu o adversário, por 3 a 0, no Estádio Gunther Vogel, com gols de Riquelme (duas vezes) e Erick Belé.
Enquanto Figueiredo deixava o campo para ser substituído, passou próximo da arquibancada e viu um torcedor, com criança no colo, fazer gestos imitando um macaco. Na sequência, Luighi, à beira do gramado, também sofreu ofensas racistas e ainda recebeu cusparadas.
(Imagem: Reprodução/SporTV)
Ele tentou alertar o árbitro, que não paralisou a partida. Ao final do jogo, Luighi, chorando, mostrou sua indignação com o caso e cobrou a Conmebol.
"É sério isso? Não vai me perguntar sobre o caso de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso, me fala! O que fizeram comigo foi um crime. Não vai perguntar sobre isso? Vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? A CBF, sei lá... Não ia perguntar sobre isso, né? A gente é formação, estamos aprendendo aqui", disse em entrevista oficial da Conmebol, transmitida pelo SporTV.
Pouco depois do ocorrido, Luighi foi flagrado chorando no banco de reservas. O árbitro não paralisou a partida pelo ocorrido, apenas parou brevemente para apartar a aglomeração que foi criada entre os jogadores.
Mais tarde, nas redes sociais, Luighi voltou a falar sobre o racismo sofrido e cobrou novamente: "Até quando?". A Conmebol se manifestou sobre o ocorrido e, em nota, prometeu medidas disciplinares e disse avaliar outras ações para punir os responsáveis.
"Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? É a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto, seguimos lutando", escreveu em seu perfil no Instagram.
Após sofrer racismo em jogo da Libertadores sub-20, Luighi foi flagrado chorando no banco de reservas (Imgem: Reprodução/SporTV)
Com o resultado do jogo, a Palmeiras chegou a seis pontos, se isolou na liderança e garantiu a vaga à semifinal da competição. O Verdão tem seu próximo compromisso no domingo, quando enfrenta o Independiente del Vale-EQU, a partir das 19 horas (de Brasília), no Estádio Gunther Vogel, em Assunção, no Paraguai.
Mín. 18° Máx. 32°