O Papa Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14) para continuar o tratamento de bronquite e fazer exames, informou o Vaticano em um comunicado.
“Esta manhã, no final de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar seu tratamento para bronquite, ainda em andamento, em um ambiente hospitalar”, relatou.
Francisco não participará da missa na Basílica de São Pedro no domingo (16), informou o Vaticano mais tarde, acrescentando que uma audiência pública planejada para sábado (15) e uma visita na segunda-feira (17) aos famosos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, também foram canceladas.
Na última quarta-feira (12) o pontífice afirmou que ainda estava sofrendo de um surto da doença e pediu a um assessor para ler comentários preparados para uma audiência geral semanal no Vaticano pela segunda vez em duas semanas.
Durante a reunião Francisco apresentou dificuldades para respirar durante fala.
O líder da Igreja Católica, 88, está no cargo desde 2013 e sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.
No início deste mês, o pontífice declarou aos peregrinos em uma audiência semanal que estava sofrendo de um “resfriado forte”, que o Vaticano mais tarde descreveu como bronquite.
O papa teve várias reuniões nesta sexta-feira (14) antes de ir para o hospital.
Uma foi com Mark Thompson, CEO do canal de notícias CNN.
O pontífice estava “mentalmente alerta, mas lutando para falar por longos períodos devido a dificuldades respiratórias”, relatou a CNN mais tarde.
Francisco também teve reuniões com o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, o cardeal Luis Tagle, um alto funcionário do Vaticano, e com um grupo de filantropia católica sediado em Porto Rico.
O vídeo da reunião do Papa com Fico o mostrou sentado em uma mesa em sua residência, sorrindo e falando em tom suave.
O líder católico sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando o queixo em dezembro e machucando o braço em janeiro.
Apesar de seus problemas periódicos de saúde e mobilidade reduzida, Francisco manteve uma agenda ocupada, incluindo viagens ao exterior.
Em setembro, ele completou uma viagem de 12 dias pelo Sudeste Asiático e Oceania, a mais longa de seu papado.
O hospital Gemelli de Roma, o maior da cidade, tem uma suíte especial para tratar papas.
Francisco passou nove dias lá em junho de 2023, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal.
Mín. 18° Máx. 32°