O Mouloudia Club de Alger (MCA) conquistou a Supercopa da Argélia neste sábado em um jogo cheio de emoções, decidido nos pênaltis. O time, que foi campeão da liga argelina na temporada 2023-2024, bateu o Chabab Belouizdad, atual dono da Copa da República, por 4-3 nas penalidades, após um empate de 2-2 no tempo normal.
A partida foi disputada no Estádio 5 de Julho, em Alger, e deixou os torcedores com o coração na mão até o último minuto.
O MCA começou arrasador, abrindo 2-0 no placar com gols de Sofiane Bayazid, de pênalti, e do zagueiro Ayoub Abdellaoui.
Mas o Chabab Belouizdad não se abateu e reagiu nos minutos finais.
Aymen Mahious, atacante do Belouizdad, foi o grande nome do empate, marcando dois gols – um de pênalti e outro de cabeça, aos 88 minutos, após um erro do goleiro Abdel Latif Ramadan. O empate levou a decisão para os pênaltis, onde o MCA mostrou mais sangue frio e garantiu o título.
No entanto, o que vai ficar na memória dos torcedores foi o pênalti perdido por Mahious na disputa de penalidades. O atacante, que já havia sido protagonista em uma falha semelhante na final do Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2023, repetiu o erro e se tornou o alvo das críticas nas redes sociais. Na época, ele havia perdido um pênalti decisivo contra o Senegal, que custou o título ao time nacional argelino.
Desta vez, o "fantasma" voltou a assombrá-lo.
Mahious, que é um dos jogadores mais importantes do Chabab Belouizdad, vinha sendo apontado como a grande esperança do time após a saída do experiente Islam Slimani, que retornou à Europa para jogar no Westerlo, da Bélgica.
Com passagens por times como o Yverdon Sport, da Suíça, e o Union de la Capital, Mahious já havia mostrado seu valor em outras oportunidades, como na conquista da Copa das Confederações Africanas e da Supercopa Africana em 2023. Mas, desta vez, ele não conseguiu carregar o time nas costas.
Para o Mouloudia Club de Alger, a vitória consolida mais um capítulo de sucesso em sua história. Este é o quarto título da Supercopa para o clube, que já havia levantado o troféu em 2006, 2007 e 2014. O time mostrou força no início da partida e soube segurar a pressão nos pênaltis, garantindo a festa para sua torcida.
Enquanto isso, o Chabab Belouizdad vai precisar virar a página rápido. Apesar da campanha heroica no segundo tempo, o time não conseguiu evitar a decepção nos pênaltis. E, para Mahious, a missão agora é apagar a mágoa da torcida e provar que ainda é um dos grandes nomes do futebol argelino.
O clássico entre MCA e Chabab Belouizdad mais uma vez mostrou por que é um dos mais acirrados do futebol da Argélia. E, desta vez, quem sorriu por último foi o Mouloudia de Alger.
Mín. 19° Máx. 26°