OPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, visitaram nesta sexta-feira, 5 de julho, as obras do primeiro Centro de Educação Unificado (CEU) em Diadema (SP). Batizado de Quarteirão da Educação, o equipamento reúne educação, cultura e lazer e recebeu investimentos de R$ 90 milhões do governo federal. Destes, R$ 39,8 milhões foram repassados em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), via ação PAR-Portfólio — no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral e referente ao Plano de Ações Articuladas (PAR).
A previsão é que o CEU seja inaugurado até o fim do ano. A unidade terá 25 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para receber 1,8 mil estudantes. O Quarteirão será composto de três unidades educacionais, com creche para 260 bebês; educação infantil para 512 crianças; ensino fundamental em tempo integral para 896 adolescentes; e 224 vagas para a educação de jovens e adultos (EJA).
Além disso, o complexo vai contar com um centro cultural, para oficinas de música, teatro, dança, audiovisual e outras linguagens artísticas; e com um centro esportivo, que atenderá os estudantes e a comunidade com piscina coberta e aquecida, quadras poliesportivas e salas de ginástica. Haverá, ainda, uma biblioteca interativa, a qual interligará todos os prédios, e um teatro, de 300 lugares.
Durante a visita, o Ministro Camilo Santana lembrou que, quando conheceu o projeto do Centro de Educação Unificado em Diadema, ficou encantado. “Esse projeto é lindo, o nome é bonito, e nós, do Ministério, estamos parceiros nesse trabalho. Estamos juntos para trabalhar por Diadema, pela educação daqui. Contem conosco, porque educação é olhar para o futuro deste país e de Diadema”, afirmou.
Esse projeto é lindo, o nome é bonito, e nós, do Ministério, estamos parceiros nesse trabalho. Estamos juntos para trabalhar por Diadema, pela educação daqui. Contem conosco, porque educação é olhar para o futuro deste país e de Diadema.” Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana
O Presidente Lula ressaltou a importância da educação para as pessoas terem uma profissão e um bom salário. Também afirmou estar trabalhando na formação dos professores, bem como na valorização dos docentes. “Não há nenhuma perspectiva de o Brasil se transformar em um país desenvolvido, competitivo, do ponto de vista do conhecimento científico, tecnológico, da transição energética, geração de emprego de qualidade, se a gente não investir em educação”, enfatizou.
Outro ponto que o Presidente destacou foi a necessidade de uma criança ser alfabetizada na idade certa: “Nós temos essa preocupação porque, se uma criança não conseguir ser alfabetizada no início da escola, ela sempre terá dificuldade. Na periferia deste país, muitas vezes a criança é filha de pai e mãe analfabetos, que não conseguem orientar a criança na escola, ajudar na tarefa de casa, e essa criança pode ficar mais atrasada do que as outras no aprendizado.”
Representando os futuros estudantes do CEU em Diadema, Caique de Almeida Silva leu uma carta para o Presidente Lula. Um trecho do documento dizia: “Em nome do Brasil, eu digo obrigado. A história guarda seu nome e seu legado. Diadema agradece por todos os seus feitos e por ter criado a estrela que todos levamos no peito.”
Tempo Integral – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
Para a realização de obras de construção e intervenções destinadas à melhoria das condições físicas das escolas públicas de educação básica com vagas em tempo integral, a Resolução nº 25, do Conselho Deliberativo do FNDE, de 2023, abriu seleção de projetos da ação PAR-Portfólio no âmbito do programa. Das propostas recebidas, apenas o Quarteirão da Educação de Diadema cumpriu os condicionantes da norma, tendo sido selecionado para receber os recursos.
Mín. 11° Máx. 24°