O Corinthians conquistou uma vitória heroica diante do Vitória por 3 a 2 na noite desta quinta, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória mostra o início de uma nova era do Timão masculino pós António de Oliveira, que não conseguiu bons resultados.
Comandado por Raphael Laruccia, o Timão amassou o adversário, mas sofreu com os erros da arbitragem.
O jovem Giovani e o meia Rodrigo Garro foram os protagonistas da vitória do Timão.
Com o resultado, o Corinthians subiu para a 17ª posição, com 12 pontos e segue na luta por uma vaga no próximo Brasileirão, assim como o Vitória, que tem o mesmo número de pontos, mas possui uma vitória a mais.
O jogo
O Corinthians começou a partida em cima do Vitória. O rubro-negro aproveitou para jogar no contra-atque e também levou perigo.
Logo aos quatro minutos, o volante Luan arriscou de longe para defesa complicada de Matheus Donelli.
Aos 12, Lucas Esteves arrancou pela esquerda e chutou por cima.
O Corinthians respondeu com o primeiro gol de Rodrigo Garro, aos 25 minutos. O meia argentino recebeu passe do ponta Pedro Henrique e, com liberdade,"bateu" o goleiro Lucas Arcanjo, golaço.
Aos 36, o Vitória empatou com Alerrandro, que aproveitou a bola mal rebatida por Hugo e "fuzilou" contra a meta de Donelli.
O Timão conseguiu voltou a frente do placar aos 43 minutos, novamente com Rodrigo Garro. O meia aproveitou rebote de cobrança de escanteio e, de primeira, acertou o ângulo do gol adversário.
Logo a seguir, o VAR proporcionou uma grande lambança. Yuri Alberto chuta a bola e após entra em contato com o jogador do Vitória. Vendo o lance, o arbitro de campo não viu falta no lance e o jogo seguiu. Após a bola parar, o VAR chamou o arbitro para expulsar Yuri, pelo contato.
O arbitro de campo não seguiu a recomendação do VAR, mas voltou atrás do que viu em campo e marcou falta, advertindo o craque corintiano com um cartão amarelo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Vitória passou a ter mais a posse se bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo do Timão. Mesmo atuando em casa, os comandados de Laruccia passaram a apostar em jogadas de velocidade com Wesley e Yuri Alberto.
Com um segundo tempo equilibrado, coube a arbitragem roubar a cena no final do segundo tempo. Alerrandro segurou Léo Mana, do Corinthians pela camisa e em seguida, o empurrou, de maneira que o mesmo acabou tocando a bola com a mão. A arbitragem de campo e de vídeo ignorou a falta de ataque e ainda marcou pênalti para o Vitória.
Alerrandro bateu e empatou novamente.
Quando parecia que a arbitragem decidiria mais um jogo do Brasileirão, o Timão encontrou força do céu e foi a luta, enfrentando toda dificuldade que faz o seu torcedor se apaixonar por ser o "time sofredor".
Colocando toda pressão sobre o Vitória, Giovane aproveitou um rebote marcou o gol da vitória heroica do clube paulista.
O craque corintiano que saiu do banco, mostrando o quão abençoado é Laruccia dedicou a Deus o gol da vitória, afirmando o que mesmo havia feito sentir que sua noite seria histórica.
Na próxima rodada, o Corinthians vai até Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, no domingo, às 15 horas (MS). Já o Vitória recebe o Criciúma no mesmo dia, às 17h30.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 2 VITÓRIA
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 4 de julho de 2024 (quinta-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Bruno Muller (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Público total: 37.965 pessoas
Renda: R$ 2.096.699,00
Cartões amarelos: Igor Coronado, Yuri Alberto, Cacá e Gustavo Henrique (Corinthians)
Gols:
CORINTHIANS: Rodrigo Garro, aos 25 e aos 43 do 1ºT e Giovane, aos 50 do 2ºT (Corinthians)
VITÓRIA: Alerrandro, aos 37 do 1ºT e aos 39 do 2ºT (Vitória)
CORINTHIANS: Matheus Donelli; Léo Mana, Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele (Léo Mana), Rodrigo Garro e Igor Coronado (Matheus Araújo); Wesley (Ryan), Pedro Henrique (Romero) e Yuri Alberto (Giovane).
Técnico: Raphael Laruccia (interino)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Lepu, Caio Vinicius (Raúl Cáceres), Wagner Leonardo e PK (Janderson); Willian Oliveira, Luan e Jean Mota (Zé Hugo); Matheuzinho, Alerrandro e Lucas Esteves
Técnico: Thiago Carpini
Mín. 17° Máx. 25°