CONTATO
EXPEDIENTE
Castração de animais

Marcio Fernandes auxilia prefeitos em como habilitar castramóvel do Cidecol

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Deputado Marcio Fernandes

Engajado em diminuir o abandono de animais em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual e médico veterinário, Marcio Fernandes (MDB), se reuniu virtualmente na manhã desta terça-feira (27) com prefeitos e representantes dos municípios que compõem o Consórcio Municipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (Cidecol) para orientar sobre as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMS-MS) para habilitação da Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel).

Durante a vídeoconferência, o deputado elogiou o prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan (Podemos), pela iniciativa de abrir mão de uma Unidade para a cidade e destinar para o consórcio que atende oito municípios. “Aparecida já havia pedido a emenda para Castramóvel, mas o prefeito José Natan entendeu que o melhor era destinar ao Cidecol e ter uma abrangência maior. O Castramóvel do consórcio vai atender os municípios e terá um custo menor do que uma unidade própria”, destacou Marcio Fernandes.

Comprometido em enviar Castramóvel para a maior parte de Mato Grosso do Sul, Marcio Fernandes está destinando emenda parlamentar para quarto consórcios Cidecol, Consórcio Intermunicipal Para o Desenvolvimento Integrado das Bacias do Rios Miranda e Apa (Cidema), Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa) e Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de MS (Conisul).

“A castração evita o aumento de animal na rua. O melhor a se fazer é castrar os animais das famílias que não têm condições de pagar uma cirurgia de castração particular para evitar o abandono de novos filhotes. Com o tempo vai diminuir o número de cães e gatos nas ruas, e com isso a transmissão de zoonose”, ressaltou o deputado lembrando que as zoonoses são doenças que passam de animais para humanos.

Como deputado, Marcio Fernandes tem destinado emendas para municípios e consórcios intermunicipais e também investido no Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale). A agenda do mutirão da castração que começou pela Capital, no domingo (25), será realizada em Jardim (30/04), Anaurilândia (7/5), Nova Andradina (14/05), Costa Rica (21/05) e Sonora (28/05).

Estiveram na reunião online os prefeitos de Aparecida do Taboado, José Natan; Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos; a médica-veterinária de Cassilândia, Luciney Corrêa, representando o município; Alessandra Vasque, representando Água Clara; Mauro Gilberto Bremm, secretário-executivo do Cidecol e Cícera Pereira Farias representando Ribas do Rio Pardo.

Além das cidades citadas, fazem parte do Cidecol os seguintes municípios: Inocência, Paranaíba e Chapadão do Sul.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!