CONTATO
EXPEDIENTE
Efeito colateral

Israel examina casos de inflamação do coração em pessoas que receberam a injeção Pfizer COVID

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Reuters

O Ministério da Saúde de Israel disse no domingo que está examinando um pequeno número de casos de inflamação cardíaca em pessoas que receberam a vacina COVID-19 da Pfizer (PFE.N) , embora ainda não tenha tirado nenhuma conclusão.

A Pfizer disse que não observou uma taxa mais alta da doença do que seria normalmente esperado na população em geral.

O coordenador de resposta à pandemia de Israel, Nachman Ash, disse que um estudo preliminar mostrou “dezenas de incidentes” de miocardite ocorrendo entre mais de 5 milhões de pessoas vacinadas, principalmente após a segunda dose.

Ash disse que não está claro se esse valor é incomumente alto e se está relacionado à vacina.

A maioria dos casos foi relatada entre pessoas de até 30 anos.

“O Ministério da Saúde está atualmente examinando se há um excesso de morbidade (taxa de doença) e se isso pode ser atribuído às vacinas”, disse Ash.

Ash, que falou sobre o assunto em uma entrevista de rádio e durante uma coletiva de imprensa, se referiu a isso como um “ponto de interrogação” e enfatizou que o Ministério da Saúde ainda não tirou nenhuma conclusão.

Determinar uma ligação, disse ele, seria difícil porque a miocardite, uma condição que muitas vezes passa sem complicações, pode ser causada por uma variedade de vírus e um número semelhante de casos foi relatado em anos anteriores.

A Pfizer, questionada pela Reuters sobre a revisão, disse que está em contato regular com o Ministério da Saúde de Israel para revisar os dados de sua vacina.

A empresa disse que “está ciente das observações israelenses de miocardite que ocorreram predominantemente em uma população de homens jovens que receberam a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19”.

“Os eventos adversos são revisados ​​regular e exaustivamente e não observamos uma taxa maior de miocardite do que seria esperado na população em geral. Uma relação causal com a vacina não foi estabelecida”, disse a empresa.

“Não há evidências neste momento para concluir que a miocardite é um risco associado ao uso da vacina Pfizer / BNT COVID-19”.

Israel é líder mundial na implementação de vacinação, com cerca de 60% de sua população de 9,3 milhões tendo recebido a vacina Pfizer. Seu banco de dados nacional já demonstrou que a vacina é altamente eficaz na prevenção de sintomas e doenças graves associadas ao COVID-19.

Desde janeiro, logo após o início da campanha de vacinação, as infecções diárias caíram de um pico de mais de 10.000 para apenas 129 antes do fim de semana.

Nadav Davidovitch, diretor da escola de saúde pública da Universidade Ben Gurion de Israel, disse que mesmo se uma correlação entre os casos de miocardite e a vacina fosse estabelecida, não parecia ser grave o suficiente para interromper a administração da vacina.

“É uma situação que deve ser investigada e precisamos esperar por um relatório final, mas em uma análise intermediária, parece que o risco de adoecer com COVID-19 é muito maior do que com os eventos adversos da vacina, e o risco de peri / miocardite após a vacina é baixa e temporária “, disse ele.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!