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Iniciativa virtual aproxima familiares e pacientes no Hospital Regional de Ponta Porã

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Fonte: Por Camila Gonçalves Fernandes Kaveski, Assessora de Comunicação do HR Dr. José de Simone Netto
Videochamada é alternativa para manter vínculo entre pacientes e familiares durante pandemia do novo coronavírus; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de implantar o ‘Correio da Esperança’, iniciativa coordenada pelo serviço de assistência social da unidade e que tem objetivo de manter o vínculo entre pacientes e familiares por meio das videochamadas. O Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“As visitas estão suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Disponibilizamos para os pacientes que não possuem smartphone um aparelho do hospital para eles se comunicarem com os familiares por videochamada. As ´visitas virtuais` são acompanhadas pelos assistentes sociais, promovem humanização e acolhimento diferenciado”, disse a assistente social, Samara Nunes Ferreira Araújo.
O psicólogo da unidade, Gabriel Goldoni Flores, ressalta os benefícios das visitas virtuais. “Esse contato virtual promove diminuição nos níveis de estresse e ansiedade do paciente, permite um ambiente mais caloroso que potencializa o quadro de cura, recuperação e interfere na saúde mental e consequentemente na saúde física”, explicou.
Dionísio Souza está internado há uma semana na clínica médica e elogiou a iniciativa. “As chamadas trazem momentos de alegria, emoção e ajudam a tranquilizar a esposa e filhos sobre meu estado de saúde”, comentou.
Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça que a humanização é característica marcante da administração do Instituto Acqua. “Ao longo destes quase 22 anos de fundação, o Acqua mantém a humanização como um de seus pilares administrativos. Assim conseguimos avançar em cada unidade de saúde com investimento, capacitação, trabalho e carinho por cada paciente atendido pelas unidades com as quais gerenciamos. Em Ponta Porã essa iniciativa demonstra a importância que cada paciente tem para os nossos profissionais, para o hospital”, pontua.
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