CONTATO
EXPEDIENTE
Impeachment de Trump

Impeachment de Trump deve ser votado nesta quarta

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Marcelo Hailer da Revista Forum

O Partido Democrata deve colocar para votação, nesta quarta-feira (13), a abertura do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

A decisão do partido Democrata acontece depois que o vice-presidente, Mike Pence, em carta resposta à presidenta da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, de que não iria convocar a 25ª emenda da constituição americana para afastar Trump por incapacidade.

“Não acredito que tal curso de ação seja do interesse do que é melhor para a nossa nação ou seja consistente com nossa Constituição”, escreveu Pence a Nancy Pelosi. Em outro momento do texto, ele diz que afastar Trump por incapacidade abriria um “precedente terrível e dividiria ainda mais e inflamaria as paixões do momento”.

Ao mesmo tempo em que a negativa de Pence era divulgada pela imprensa dos EUA, a Câmara votava e aprovava um pedido formal para que o vice-presidente acionasse a 25ª emenda.

Dessa maneira, o partido Democrata, que tem maioria na Câmara, deve colocar para votar o processo de impeachment do presidente Trump por incitar multidões violentas a invadir o Capitólio.

Para ser aprovado, o impeachment precisa do apoio de dois terços (67 votos) do Senado. Com a cassação, Trump perderia os seus direitos políticos e ficaria inelegível para futuras eleições.

As lideranças do Partido Democrata afirmam que o impeachment de Trump tem função pedagógica: para deixar claro que o comportamento golpista dele é inaceitável, e anular qualquer chance de ele voltar a disputar à Presidência.

Em 2020 os Democratas já haviam pautado o impeachment de Trump, porém, foi barrado no Senado, onde os Republicanos são maioria. Todavia, agora o momento é outro e ter incitado grupos a invadirem o Capitólio, fez com que Trump perdesse apoio dentro do partido Republicano.

Figuras com o ex-vice-presidente Dick Cheney têm exaltado os parlamentares do Partido Republicano a apoiarem e votarem pelo impeachment de Trump.

Nas redes sociais, Pelosi escreveu que está tendo “o privilégio de abrir o processo de impeachment contra o presidente Trump”.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!