CONTATO
EXPEDIENTE

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove ação do Outubro Rosa

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Camila Gonçalves Fernandes Kaveski, Assessora de Comunicação do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto

Evento teve proposta de conscientizar população sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última quarta-feira (14/10), no Horto Florestal, ação em prol da campanha de conscientização Outubro Rosa. A mobilização tem objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nosso intuito foi levar informação, conscientização do diagnóstico precoce e prevenção por meio de orientações sobre o autoexame, tirar dúvidas sobre agendamento de exames, panfletagem e incentivo às atividades físicas. A detecção precoce implica em mais de 90% de chance de cura para este tipo de câncer. A prevenção sempre é o melhor remédio”, destacou a gerente de enfermagem, Edna Cândido.

Mariléia Andrade Vilanova, 35 anos, participou da ação e elogiou a iniciativa. “É importante ter esse tipo de conscientização e darmos atenção para a saúde de nós mulheres. As enfermeiras tiraram dúvidas e participamos de uma aula de dança”, afirmou. Para Giulia Cáceres, 31 anos, a prevenção é o melhor caminho. “O câncer de mama e colo de útero tem altas chances de cura se descobertos no início, essas campanhas nos fazem lembrar da importância do autoexame e do cuidado com nossa saúde”, disse.

Campanha – O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!