EXPEDIENTE
Fronteria do futuro

Hélio Peluffo apresenta projeto “Fronteira do Futuro” em Pedro Juan Caballero

Fonte: Assessoria

O Prefeito Hélio Peluffo apresentou na manhã desta quinta-feira, 01/07, o Projeto “Fronteira do Futuro” na Municipalidad de Pedro Juan Caballero. O projeto é financiado pelo FONPLATA – Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata – constituído por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai a um custo de US$ 28 milhões.

 

O Projeto “Fronteiras do Futuro” consiste na Revitalização da Linha Internacional, no trecho entre o Fortis Atacadista e o Shopping China.

 

Em sua apresentação, Hélio Peluffo mostrou as ligações entre os dois países e o trajeto da futura ciclovia e pista de caminhada, que ora passarão pelo Brasil, ora passarão pelo vizinho Paraguai. Hélio Peluffo explicou aos presentes sobre a necessidade de interação entre as duas Cidades para debater questões importantes na Revitalização da Linha Internacional, como a ciclovia, a instalação de banheiros públicos e estacionamentos.

 

No quesito estacionamentos, Ponta Porã implantará, como parte do projeto de modernização do trânsito a “zona azul”. A ciclovia é outra parte importante do projeto que será debatida pelas duas cidades, a fim de que o bem público seja construído para atender as necessidades de suas populações.

 

Outra inovação apresentada, é a gestão que as duas prefeituras farão junto à Itaipú Binacional para conseguir a doação de ônibus elétricos, que percorrerão a linha internacional levando e trazendo passageiros, sem a emissão de gases poluentes.

 

A segunda parte do evento, foi a apresentação da duplicação da Rodovia MS 164, que compreenderá o trecho entre o Trevo do Fortis até o trevo de acesso ao contorno norte do anel viário. Essa obra, permitirá acesso ao futuro porto seco, que será construído em uma área de 15 hectares, facilitará a destinação de mercadorias, principalmente grãos, à cidade de Porto Murtinho. A obra tem grande participação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Além disso, será construída uma faixa de ciclovia, que será interligada às outras, além de uma faixa exclusiva para motos.

 

O Intendente de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, agradeceu a apresentação e colocou-se a disposição, bem como do seu staff para colaborar com o Projeto “Fronteira do Futuro”.

 

O Prefeito Hélio Peluffo, ao final, convocou a iniciativa privada a participar: “Esse projeto é possível de ser realizado se unirmos esforços neta direção. Depois de pronto, atrairemos para a área central de nossas cidades os turistas, oferecendo estacionamentos e conforto para realizar as suas compras”.

 

Participaram da apresentação os Prefeitos Hélio Peluffo e José Carlos Acevedo, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã Rafael Modesto, o Presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero Ever Salinas, o Secretário Geral da Municipalidad Ing. Luiz Amarilla, os Secretários Municipais Caio Augusto de Souza Moraes – Desenvolvimento Sustentável – e André Messias Manosso – Obras e Infraestrutura, além dos Vereadores Edinho Quintana e Kamila Alvarenga. O Presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero Victor Barretho representou o comércio pedrojuanino.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!