EXPEDIENTE
Indicação do vereador

Farid Afif pede criação de campanha nas escolas municipais de prevenção e combate ao fumo

Fonte: Assessoria

O vereador Farid Afif apresentou uma indicação, na sessão ordinária de 31 de agosto, em que solicita que seja feito um estudo técnico, para a realização de uma campanha educativa, de prevenção e combate ao fumo, na Rede Municipal de Ensino (REME), em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Fumo 29 de agosto.
A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho, e aos secretários Mirta Eloíza Landolfi Salinas (Educação, Esporte e Lazer) e Patrick Derzi (Saúde).

 

“Tendo em vista que o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo mundo, vemos a necessidade de medidas que interfiram nessa realidade.

 

Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas, sejam fumantes.

 

O hábito de fumar mata por ano cerca de 4,9 milhões de pessoas o que correspondem a mais de dez mil mortes por dia. Só no Brasil morrem todos os anos, 200 mil pessoas.

 

O combate ao tabagismo entre jovens está no foco das ações da Organização Mundial de Saúde, pois a maioria dos fumantes experimenta o primeiro cigarro e se torna fumante antes dos 18 anos”, argumentou o parlamentar.

 

Segundo Farid Afif, “a escolha do público escolar como alvo deve-se ao fato de que é uma fase de grande suscetibilidade, em que se inicia o processo de autoestima, se estimula de forma mais fácil a consciência crítica, se inicia a consolidação de hábitos definindo comportamentos que os acompanharão pela vida.

 

Estas características devem ser aproveitadas pelas áreas da saúde e educação, sensibilizando e mobilizando os alunos sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

 

Enfim, as crianças são o futuro e importantes agentes multiplicadores em suas famílias e comunidades, especialmente nas escolas onde se constrói o saber de forma interativa, por haver profissionais professores que são importantes modelos de comportamento”.

HIDRATAÇÃO

Farid Afif também apresentou indicação, solicitando ao prefeito e ao secretário de obras, André Manosso, que sejam implantados pontos de hidratação com água potável em copos ou garrafas descartáveis, gratuitos, em pontos estratégicos na ciclovia, pista de caminhada e no calçadão da Avenida Brasil, para as pessoas que praticam exercícios físicos naquele período mais quente e seco que estamos passando.

“Esta solicitação visa proporcionar às pessoas que praticam exercícios físicos nos locais citados, um local adequado onde poderão fazer sua hidratação de maneira correta, ou seja beber água potável, pois ainda não existe esse local, e muitas pessoas vêm cobrando esse espaço”, argumentou.

Farid Afif entendo que “hidratação é assunto sério, ela é essencial para o bom funcionamento do organismo, além disso, não se hidratar corretamente pode aumentar a temperatura corporal, provocar câimbras, fadigas e em casos mais graves até desmaios ou convulsões.

 

Por isso, é importante se hidratar na quantidade e da maneira correta, principalmente naquele período de clima seco e quente que estamos enfrentando por conta da falta de chuva em nossa região”.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!