Farid Afif pede à Prefeitura solução para problemas com esgoto a céu aberto na cidade

O vereador Farid Afif apresentou duas indicações, na sessão ordinária de terça-feira, 30 de outubro, na Câmara Municipal, solicitando à Prefeitura de Ponta Porã ações para resolver um problema que incomoda os moradores da área central da cidade e também no bairro Jardim Ipanema.

Numa indicação endereçada ao prefeito, Hélio Peluffo Filho, o parlamentar pediu a verificação da situação precária em que se encontram as laterais e transversais ruas Dom Pedrito, Santa Maria, Santa Rosa dentro do condomínio Village do Sol, localizado na altura do n°1976 da Rua Baltazar Saldanha, no bairro Jardim Ipanema.

Farid justificou o pedido afirmando que “os condôminos têm reclamado, uma vez que as ruas estão cheias de buracos, impedindo o ir e vir e também recebem o escoamento da água do esgoto que vem da Unidade Penal Masculina Dr. Ricardo Brandão, cuja mesma água toma a direção da nascente do Rio São João e que vai contra as Leis de Preservação Ambiental e contra o Código Sanitário do Município de Ponta Porã”.

O vereador citou o Código Sanitário do Município de Ponta Porã, Lei 37 49 /2010. Seção 3 em seus artigos 41 e 43, que estabelece que “todo sistema de esgotamento sanitário, público e privado, individual ou coletivo, está sujeito à fiscalização da autoridade sanitária competente, em todos os aspectos que possam afetar a saúde pública. E também que os esgotos sanitários nas edificações de qualquer natureza, mormente das localizadas nas zonas urbanas deverão ter a sua ligação à rede pública de coletores de esgoto. Quando não existir a rede coletora de esgotos, a autoridade sanitária competente determinará medidas adequadas e fiscalizará a execução. Fica proibido qualquer ligação da rede de esgoto com a rede de captação de águas pluviais”, o vereador disse que os moradores estão pedindo ações urgentes por parte da Prefeitura pois são grandes os transtornos vivenciados todos os dias.

A indicação solicitando providências foi encaminhada ao prefeito, Hélio Peluffo Filho, com cópias aos secretários André Manosso (Obras e urbanismo) e Dario Honório, (Desenvolvimento e Meio Ambiente).

Mais esgoto

Na mesma sessão o parlamentar também pediu reparos e manutenção para solucionar o problema do esgoto a céu aberto na Rua Presidente Vargas, próximo ao nº 251, no Centro de Ponta Porã.

O vereador disse que o pedido está sendo feito em nome dos moradores da rua citada. “A população reclama há dias que a rede de esgoto sofreu avarias e acabou estourando, jogando todos os resíduos na rua causando muitos transtornos para quem reside naquela área. Essa situação causa mau cheiro e vale ressaltar sobre os riscos de doenças aos moradores. Desta forma, esperamos ser atendidos na solicitação ora apresentada”, declarou Farid.

Rua Curitiba

O parlamentar também apresentou outra indicação, endereçada ao prefeito, Hélio Peluffo Filho, com cópia ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, solicitando a realização do serviço de patrolamento para desobstrução da Rua Curitiba, no bairro Residencial Ponta Porã I.

Farid Afif disse que há vários meses a rua está em condições precárias. “Há muitos buracos que resultam em transtornos, prejuízos aos proprietários de veículos e podem causar acidentes. Assim esperamos o serviço solicitado para que haja mais segurança no trânsito daquela região”.

Facebook: Comente Aqui