CONTATO
EXPEDIENTE
Atuação

Farid Afif defende incentivos para produção de energia solar em prédios públicos e comércio local

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Imprensa e Câmara de Ponta Porã

O vereador Farid Afif apresentou três indicações, na sessão ordinária de 20 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, propondo a criação de incentivos para a geração de energia solar visando atender prédios públicos e também estabelecimentos comerciais. 

Numa indicação endereçada ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de obras e Urbanismo, André Manosso, o parlamentar solicitou que seja feito projeto para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica ou parque solar, energia solar captada através de placas solares, para atender os prédios públicos, escolas e CEINF´s do município. 

            A ideia é contribuir para que o município se torne ainda mais sustentável e, simultaneamente, criar uma alternativa financeira para a elevada tarifa de eletricidade nas instalações municipais. Colocando essa medida em prática estaremos valorizando o conceito de uma energia limpa e barata, que contribuirá e muito para que o munícipio economize nos gastos com energia elétrica convencional. As usinas solares utilizam a energia emitida pelo sol para produzir energia elétrica de forma limpa e sustentável. As usinas solares transformam a energia da radiação emitida pelo sol em energia elétrica, painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica através de um processo chamado efeito fotovoltaico. A usina solar (ou parque solar)”, explicou o vereador. 

Farid Afif também apresentou indicação solicitando que seja feito projeto para a construção de um estacionamento com cobertura específica para a instalação de placas ou painéis solares fotovoltaicos, na linha internacional, para atender a demanda dos comerciantes e empresários locais. 

Segundo Farid, “a ideia preliminar seria a construção de um estacionamento com cobertura na linha internacional onde os comerciantes interessados poderão contar com um espaço especifico para a instalação dos painéis solares. Em algumas análises preliminares de viabilidade de projetos fotovoltaicos para comércios, a falta de área de telhado suficiente para comportar a quantidade de placas fotovoltaicas ou o fato de o imóvel ser alugado são os principais empecilhos para a instalação”, argumentou. 

Ele também acrescentou que “vamos contribuir para que o município se torne ainda mais sustentável e, simultaneamente, criar uma alternativa financeira para a elevada tarifa de eletricidade, incentivando os comerciantes locais a criarem e instalarem seus próprios painéis solares”. 

Na terceira indicação lida em Plenário na sessão de 20 de abril, o parlamentar solicitou que seja feito projeto para impulsionar e dar incentivos aos empresários e os comerciantes locais a instalarem placas ou painéis solares fotovoltaicos em suas empresas e comércios. 

O vereador entende que “a classe comercial é um setor que ainda sofre bastante com o aumento tarifário da energia elétrica. Em diversos ramos do comércio, tais como supermercados, frigoríficos e padarias, a alta tarifa elétrica está aliada ao elevado consumo. O consumidor que conta com um sistema fotovoltaico gerando energia elétrica para seu negócio, fica menos suscetível aos aumentos tarifários”. 

Na visão dele, economizar energia elétrica gera muitos benefícios para sua empresa ou comércio, um exemplo: 

  1. Redução de sua conta de energia – economizar até 95% do valor de sua conta de energia, a depender do tamanho do seu sistema ou basicamente de quantas placas fotovoltaicas serão instaladas em seu local.
  2. Valorização de seu imóvel – um imóvel que possui um sistema de energia solar fotovoltaica vale mais do que outro que não possui. 
  3. Proteção financeira – com um sistema de energia solar instalado nas empresas ou comércio, estará protegido dos elevados aumentos de tarifas de energia. 
  4. Preservação do meio ambiente - a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável e também é a que menos causa impactos ou danos ambientais durante o processo de fabricação dos componentes necessários para composição de um sistema fotovoltaico.
COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!