EXPEDIENTE
Em denúncia, um dos profissionais afirmou que havia "coerção dos médicos militares pelo comando da 7ª RM para prescrição de tratamento precoce para Covid e reavaliação de atendimento para indicação forçada de medicação"

Exército colocou capitães para coagir médicos militares a receitarem cloroquina

Fonte: Por Plinio Teodoro da Revista Fórum

Comandantes da 7ª Região do Exército escalaram capitães para acompanhar atendimentos e coagir médicos militares a prescreverem o chamado “kit Covid” para o “tratamento precoce” de pacientes com sintomas de Covid-19 que passaram em seus hospitais em Natal, João Pessoa e Recife.

 

Segundo informações de Lauro Jardim, no jornal O Globo deste domingo, em denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, um dos profissionais afirmou que havia “coerção dos médicos militares pelo comando da 7ª RM para prescrição de tratamento precoce para Covid e reavaliação de atendimento para indicação forçada de medicação”.

 

O kit Covid contém entre outros medicamentos a cloroquina e a ivermectina e seu uso foi defendido por Jair Bolsonaro (Sem partido), mesmo sem comprovação científica.

 

O presidente ainda determinou o uso de laboratórios das Forças Armadas para fabricaçãos da cloroquina.

De acordo com o médico que fez a denúncia um oficial da supervisão administrativa, como capitão ou militar de patente superior, sem formação na área da saúde, acompanhava os atendimentos.

Na denúncia ao MP, ele diz que “os médicos seriam “praticamente obrigados a prescrever com um capitão vigiando”.

 

Pacientes que não tiveram o “kit Covid” prescrito eram convocados para um “segundo atendimento” para “reconsideração do ato”.

 

Em resposta ao MPF, o comando da 7ª Região do Exército diz que respeitou a autonomia médica, embroa um documento afirme que as medidas de combate à Covid na área da 7ª RM tinham “como ponto principal o incentivo para o tratamento precoce”.

 

Diante da resposta, o MPF arquivou a denúncia.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!