CONTATO
EXPEDIENTE
Acordo nuclear

EUA se dizem prontos para negociações com o Irã sobre acordo nuclear

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Reuters

Os Estados Unidos disseram na quinta-feira que estavam prontos para conversar com o Irã sobre o retorno de ambas as nações a um acordo de 2015 que visava impedir Teerã de adquirir armas nucleares, buscando reativar um acordo que Washington abandonou há quase três anos .

O Irã reagiu com frieza à ideia dos EUA, transmitida pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante uma videoconferência com seus colegas britânicos, franceses e alemães reunidos em Paris.

Blinken reiterou a posição dos EUA de que o governo do presidente Joe Biden retornaria ao acordo formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) se o Irã cumprisse integralmente o acordo.

“O secretário Blinken reiterou que … se o Irã voltar a cumprir estritamente seus compromissos sob o JCPOA, os Estados Unidos farão o mesmo e estão preparados para se envolver em discussões com o Irã para esse fim”, uma declaração conjunta das quatro nações disse.

Uma autoridade dos EUA disse à Reuters que Washington responderia positivamente a qualquer convite da União Europeia para negociações entre o Irã e as seis grandes potências que negociaram o acordo original: Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos.

“Estamos prontos para comparecer se tal encontro ocorrer”, disse o funcionário à Reuters, falando sob condição de anonimato, depois que um alto funcionário da UE disse que estava preparado para convocar tal encontro entre as partes do acordo.

Londres, Paris e Berlim saudaram a intenção de Biden de retornar à diplomacia com o Irã. Mas o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, rebateu dizendo que era Washington quem daria o primeiro passo.

O Irã começou a violar o acordo em 2019, depois que o ex-presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo e impôs sanções econômicas.

Teerã acelerou suas violações nos últimos meses e travou um impasse com o governo Biden sobre quem deveria agir primeiro para salvar o acordo.

COBERTURA RELACIONADA

“Em vez de sofismas e colocar ônus sobre o Irã, a E3 / EU deve cumprir seus próprios compromissos e exigir o fim do legado de Trump de # Terrorismo Econômico contra o Irã”, disse Zarif em um tweet.

“Nossas medidas corretivas são uma resposta às violações dos EUA / E3. Remova a causa se você teme o efeito ”, ele continuou. “Seguiremos AÇÃO c / (com) ação.”

 

 

 

 

 

ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO

Uma fonte diplomática francesa disse que a mudança de Washington marcou uma abertura para o Irã, mas o caminho à frente está repleto de obstáculos.

“Os americanos disseram que estavam disponíveis para conversar com o Irã” em uma reunião com as partes originais do acordo ”, disse ele após as conversas em Paris. “É uma abertura.”

Teerã estabeleceu um prazo até a semana que vem para que Biden comece a reverter as sanções impostas por Trump, ou diz que dará seu maior passo até agora para quebrar o acordo – proibindo inspeções de curto prazo pelo órgão nuclear da ONU permitidas por um Protocolo Adicional.

Grã-Bretanha, França e Alemanha, conhecidos coletivamente como E3, e os Estados Unidos pediram ao Irã que não tomasse quaisquer medidas adicionais “com relação à suspensão do Protocolo Adicional e a quaisquer limitações nas atividades de verificação da AIEA no Irã”.

Os ministros disseram estar determinados a que o Irã não receba uma arma nuclear e “expressaram suas preocupações comuns sobre as ações recentes do Irã para produzir urânio enriquecido até 20% e urânio metálico”, acrescentou o comunicado.

O refino de urânio até altos níveis de pureza físsil é um caminho potencial para bombas nucleares, embora o Irã há muito diga que seu programa de enriquecimento é apenas para fins energéticos pacíficos.

O enriquecimento de 20% está bem acima do limite de 3,67% do negócio, embora ainda bem abaixo dos 90% que é o grau de armas.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!