EXPEDIENTE
Eleições Municipais 2020

Esporte e Lazer tornam-se pautas importantes dos candidatos às Eleições 2020 em Ponta Porã

Fonte: Por Markon Machado

 

Em dezembro de 2013, a Câmara Municipal de Ponta Porã aprovou o projeto de Lei Nº 4009/2013 do então vereador Hugo da Costa/Executivo Municipal, que instituía o Plano Municipal de Esporte e Lazer deca-anual para o município, com diretrizes, propostas e metas para nortear as ações da administração pública municipal voltadas para o esporte e lazer.

 

O Plano foi aprovado com o objetivo de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população, observando as seguintes diretrizes:

 

  • Fortalecer o Esporte e Lazer enquanto fator de desenvolvimento socioeconômico.
  • Fortalecer o Conselho Municipal de Esporte e Lazer ampliando a participação da sociedade civil na sua composição, aumentando o número de membros por área de atuação esportiva.
  • Garantir a realização das metas do Plano Municipal de Esporte e Lazer, em sintonia com o Plano Estadual e Nacional de Esporte, especialmente no que se refere aos eventos esportivos.
  • Diversificar as fontes de financiamentos do Esporte e Lazer com a busca de parcerias público-privado.
  • Fomentar os mais diversos projetos, contemplando todas as modalidades esportivas e de Lazer, permitindo a participação de todos, inclusive das crianças, dos adolescentes, dos idosos, bem como das pessoas com deficiência.
  • Democratizar e descentralizar as atividades esportivas e de lazer, priorizando sua realização nos bairros, sobretudo aqueles com população em risco social e zona rural.
  • Reconhecer e valorizar a atividade esportiva e de Lazer como imprescindível para melhorar a vida dos cidadãos e tomar a cidade um espaço de todos e não de alguns.
  • Fortalecer a ação transversal da política pública do esporte e Lazer, por meio de parcerias com outras políticas desenvolvidas, como as da educação, turismo e meio ambiente.
  • Garantir o rapasse de verbas para o esporte e lazer a fim que se contemplem todas as ações do Plano Municipal de Esporte e Lazer.
  • -Valorizar o órgão de gestão esportiva com ações permanentes de qualificação de seus quadros.
  • Fomentar a valorização e preservação da história esportiva do município, com ações de pesquisa e criação do museu do esporte de Ponta Porã.
  • Implementar programa de comunicação que insira o esporte e lazer na pauta da mídia espontânea e também da publicidade do município.
  • Adequar e construir espaços apropriados para a pratica da atividade esportiva e de lazer.
  • Dotar a cidade de infraestrutura em suas vias para a pratica do esporte e lazer bem como universalizar o acesso e a inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços públicos e privados.

 

Além disto, o plano possuía cinco eixos: Esporte Educacional, Esporte de Alto Rendimento, Participação e Lazer, Infraestrutura e Equipamento e gestão. Após aprovação do Plano, alguns benefícios já se tornam visíveis a população, como a criação da ciclovia no munícipio. No entanto, há seis anos aprovado, o plano carece de um fundo especial.

 

Quando aprovado, os idealizadores do plano comentavam sobre a importância de uma sequencial aprovação de uma reserva de 1% da arrecadação do Município para financiar projetos e ações voltadas para execução do plano. Sete anos se passaram e nada se debateu a respeito, o que impossibilita que o plano consiga proporcionar benefícios mais “palpáveis” a população Pontaporanense.

 

Nas eleições Municipais 2020, além do autor da Plano deca-anual, o então vereador Hugo da Costa, destaque nacional por liderar “Os Meninos do Terrão”, novamente candidato a vereador, pelo menos, outros onze candidatos tem como uma de suas principais bandeiras, o esporte e o lazer, dois deles, estão em seu partido, o PSDB, são eles o Professor Ricardo Torraca, famoso em 2016, ao representar Ponta Porã carregando a tocha Olímpica nas Eleições 2016 e o atual vereador, Wanderlei Avelino, candidato à reeleição.

 

No Democratas, pelo menos, o ex-secretário de Esporte e Lazer da gestão Ludimar Novais, o advogado e desportista, Carlos Bordão e o estudante José Menino Jr, também possui  como suas principais bandeiras, o esporte e o lazer.

 

O Solidariedade apresenta a candidatura de Danny Ramires, professor de xadrez. No Republicanos, encontramos a candidatura do Professor de Educação Física, Lula.

 

O ex-secretário de Esportes Biro Biro, também é novamente candidato a vereador, desta vez pelo PDT, com a nomenclatura, Biro Biro da Qualidade de Vida.

 

No Partido dos Trabalhadores, o açougueiro e desportista Mala Loubet, Floriano Salinas, licenciado em Educação Física e o Presidente Licenciado do SIMTED, Professor Edivaldo Vieira, que enquanto presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação inaugurou o Clube de Campo para professores filiados ao sindicato e incentivou a prática de atividades físicas como fundamental para melhor qualidade de vida, também tem como principais lemas, o esporte e o lazer.

 

Além dos candidatos a vereadores, o esporte e lazer também fazem parte das candidaturas a prefeito de Ponta Porã. Os planos de governo dos candidatos a prefeitura de Ponta Porã podem ser acessado através dos links abaixo:

 

A candidata Professora Vitória, em seu plano de governo, enfatiza a importância do Esporte e Lazer, inclusive como elemento fundamental preventivo utilizado para afastar o jovem e adolescentes de ilicitudes.

http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/MS/91316/426/candidatos/619941/5_1600818096139.pdf

 

Hélio Peluffo Filho, candidato à reeleição apresenta  pelo menos vinte metas para  o Esporte e o Lazer:

http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/MS/91316/426/candidatos/697511/5_1601063628472.pdf

 

Ronaldo Franco, que teve seu registro de candidatura indeferido por conta da LC da Ficha Limpa e ausência de requisito de registro, também pontua a importância do Esporte e Lazer.

http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/MS/91316/426/candidatos/120001235653/pje-fec27766-Proposta%20de%20governo.pdf

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!