EXPEDIENTE
O maior de todos os tempos

Em nova marca histórica, Hamilton conquista 100ª pole position na F1

Fonte: Por Murillo Ferrari, da CNN

O piloto britânico Lewis Hamilton conquistou neste sábado (8) sua centésima pole position na Fórmula 1 ao marcar o tempo de 1:16.741 no treino de classificação para o Grande Prêmio da Espanha.

Atrás de Hamilton, heptacampeão da categoria, aparecem nesta lista Michael Schumacher, que largou da primeira posição 68 vezes, Ayrton Senna, com 65 poles e Sebastian Vettel, que partiu em 1º em 57 ocasiões – e é o único, além de Hamilton, entre os dez pilotos com mais poles ainda em atividade.

Max Verstappen, da Red Bull, largará na segunda posição na corrida disputada no Circuito da Catalunha – ele ficou 0s36 atrás do britânico –, seguido por Valtteri Bottas, da Mercedes, que ficou na terceira posição com a marca de 1:16.873.

Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Lando Norris e Fernando Alonso completam as 10 primeiras posições de largada para a corrida, cuja largada está marcada para domingo (9), às 10h.

“Sinto-me muito humilde e muito grato. Estou em êxtase, como se fosse a minha primeira [pole]”, disse Hamilton após a sessão de classificação – ele tentará conquistar sua 98ª vitória no domingo.

“Não posso acreditar que chegamos a 100 e isso é devido aos homens e mulheres na nossa fábrica que estão continuamente elevando o nível e nunca desistem”, continuou o heptacampeão.

“[Graças ao] apoio que tenho, é um sonho para mim trabalhar com esses caras e a jornada que temos feito tem sido imensa.”

A pole do britânico também deu continuidade a um notável domínio da Mercedes na Espanha: um piloto da equipe larga em primeiro no circuito desde que Nico Rosberg começou a sequência, em 2013.

Em 2021, nenhum piloto ganhou partindo da 1ª posição até agora, mas o circuito de Barcelona costuma recompensar essa posição de largada mais do que os outros, com o vencedor saindo da pole 22 vezes em 30 corridas até o momento.

Hamilton já venceu na Catalunha cinco vezes, incluindo as últimas quatro provas disputadas lá, e está atrás de sua terceira vitória em uma temporada que se tornou uma batalha entre ele e Verstappen, que comemora neste fim de semana sua 100ª corrida pela Red Bull.

O jovem holandês de 23 anos triunfou em sua estreia pela equipe justamente em Barcelona, em 2016, tornando-se o mais jovem vencedor de corridas de todos os tempos, aos 18 anos.

 

 

Veja a classificação completa para o GP da Espanha:

 

Grid de largada para o GP da Espanha de F1

Em nova marca história, Hamilton conquista 100ª position

 

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!