EXPEDIENTE
Anny Espínola destacou sua atuação enquanto vereadora

Dirigente do PSDB de Ponta Porã utiliza redes sociais para celebrar o Dia do Vereador

Fonte: Por Markon Machado

A Presidenta do Diretório Municipal do PSDB de Ponta Porã, Anny Espínola utilizou as redes sociais para celebrar o Dia do Vereador, comemorado hoje, 1º de outubro, des 1984, quando a data foi insituida através Lei Federal nº 7.212.

 

Em sua postagem, a dirigente partidária homenageia vereadores e ex-vereadores e desta a importância da função:

 

“Hoje é um dia muito especial!

Hoje é o dia daquele que fiscaliza o executivo e garante o crescimento do município!
Hoje é o dia do representante público mais próximo da população!
Hoje é o dia daquele que ouve e conversa com a população em todo o tempo!
Hoje é o dia do Vereador!
Durante 4 anos eu tive a honra de representar minha querida população no Legislativo Municipal, servindo nossa cidade com todo meu coração, foram anos de luta, conquistas, debate e muito crescimento. Propondo Projetos de Leis e ajudando o executivo captando recursos através de emendas em parceria com seus Deputados Estadual, Deputados Federal, Senadores e Governo do Estado.
Ter estado na função de vereadora me ajudou a crescer e entender que a população precisa de seus representantes e espero ter honrado com amor e dedicação àqueles que me proporcionaram tal experiência. Tenho a plena convicção de ter cumprido a minha missão. É satisfatório ver todo o resultado que alcançamos durante todos esses anos.
💙A minha luta continua, porque defender a população, para mim, não se trata de um cargo, é parte da minha existência.
À todos aqueles que hoje atuam ou atuaram como vereadores, eu desejo tudo de bom, representar o nosso povo é uma honra, uma luta contínua, que se perpetua na vida daqueles que tem vocação para fazer o bem!
👏🏻Feliz dia do Vereador!”

O Dia do Vereador é comemorado nesta data porque nela o Imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.

 

Desde a primeira eleição para a vereança municipal, no primeiro município do Brasil, a Vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, em 1532, o vereador vem aumentando cada vez mais a sua importância como uma das principais bases da democracia brasileira.

 

O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.

A origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.

No Brasil, as câmaras de vereadores são mais antigas até mesmo do que o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na capitania hereditária onde foi fundada a primeira vila brasileira – atual cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo. Por causa disto, ficou conhecida como “Câmara Vicentina”.

Nessa época, os municípios brasileiros, por meio de suas câmaras, buscavam autonomia e independência administrativa em relação à metrópole. Tiveram participação ativa no movimento de Independência.

 

 

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!