EXPEDIENTE
Piloto elogiou carro da Ferrari, que o levou ao pódio em 2 das 3 corridas já realizadas em 2022; Verstappen abandonou prova e Hamilton terminou em 4º

Charles Leclerc vence 2ª corrida da temporada em Grande Prêmio da Austrália

Fonte: Por Ian Ransom da Reuters

Charles Leclerc, da Ferrari, ganhou sua segunda corrida na temporada 2022 da Fórmula 1 com uma vitória esmagadora, do começo ao fim, no Grande Prêmio da Austrália, realizado em Melbourne neste domingo (10).

 

O carro de Leclerc foi dominante no circuito Albert Park, com o monegasco selando sua quarta vitória na carreira mais de 20 segundos à frente do vice-campeão da Red Bull, Sergio Perez.

 

O terceiro colocado, George Russell, conquistou seu segundo pódio e o primeiro pela Mercedes em um dia encorajador para a construtora campeã, que se encontra em dificuldades.

 

“Que corrida e que ritmo”, disse um emocionado Leclerc na rádio da equipe, tendo terminado mais de 20 segundos à frente de Perez na corrida de 58 voltas. “O carro estava incrível hoje. Muito bem, pessoal”.

Vencedor da abertura da temporada no Bahrein, Leclerc, 24 anos, tem agora uma vantagem de 34 pontos sobre Russell e emerge como o favorito precoce para o campeonato de pilotos.

 

As comemorações da Ferrari foram temperadas pela batida de Carlos Sainz logo após a largada, enquanto o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, da Aston Martin, bateu em seu carro em seu retorno às pistas — já que Vettel perdeu as primeiras corridas por estar com Covid-19.

 

Max Verstappen estava em segundo lugar, atrás de Leclerc, quando seu carro sofreu um problema de confiabilidade e parou durante a 39ª volta, soltando fumaça na pista.

 

“Sinto um cheiro estranho de líquido”, disse o holandês antes de parar na curva dois.

 

No entanto, ele teria pouca esperança com Leclerc.

 

“Eu sabia que não podia lutar contra Charles, então não havia razão para tentar pressioná-lo”, disse Verstappen à Sky. “Mas nós nem sequer terminamos a corrida, então é bastante frustrante e inaceitável”.

 

Foi um resultado semelhante ao da abertura da temporada no Bahrein, onde Verstappen se retirou três voltas do final enquanto estava seguindo para o segundo lugar.

 

Lewis Hamilton terminou em quarto lugar após começar em quinto no grid, tendo sido ultrapassado por Russell após o acionamento de um safety car na pista.

 

Lando Norris e Daniel Ricciardo, da McLaren, terminaram em quinto e sexto lugares, respectivamente, enquanto a equipe mostrou melhora após um mal início de temporada.

 

Sainz, que começou em nono lugar depois de problemas na qualificação, teve uma partida terrível e depois derrapou na grama antes de girar pela pista.

 

Mais tarde, Vettel raspou na barreira na curva quatro e manobrou seu Aston Martin em um muro, deixando um rastro de detritos ao longo da pista.

 

O acidente de Vettel fez com que o safety car ser acionado novamente, e Russell aproveitou para ir ao pit stop antes de voltar para o terceiro lugar, à frente de Perez e Hamilton.

 

A liderança de Leclerc foi ameaçada pelo safety car e quase tirada dele quando Verstappen saiu após o reinício, mas o piloto da Ferrari impediu o holandês e construiu sua liderança até o final.

 

Alex Albon começou em 19º lugar no grid, mas terminou em 10º, conquistando um primeiro ponto para Williams após manter seus pneus duros praticamente até o final.

 

Os organizadores disseram que cerca de 420.000 pessoas se deslocaram ao Albert Park durante a semana da corrida, tornando-o o maior público para um evento esportivo de fim de semana na Austrália.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!