EXPEDIENTE
Indicação visa melhorar qualidade de vida da população

Candinho Gabínio quer manutenção do uso de máscaras nos postos de saúde e combate à dengue nos bairros

Fonte: Assesoria

O vereador Candinho Gabínio apresentou uma indicação, na sessão ordinária de 15 de março, na Câmara Municipal de Ponta Porã, solicitando com urgência, à Prefeitura, que seja mantido o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool, em Postos de Saúde e Hospitais. 

O parlamentar argumentou que, na sexta-feira (11/3), data em que se completou dois anos que a OMS declarou a pandemia do novo coronavírus, o novo Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 chamou a atenção para o relaxamento prematuro das medidas protetivas diante do cenário atual. “Os pesquisadores afirmam que flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento de casos, internações e óbitos. O Boletim destaca ainda, que, durante a onda da Ômicron, os países com maior parcela da população com dose de reforço apresentaram redução substancial das hospitalizações, mesmo com alta no número de casos.  Portanto, solicitamos que seja mantido a obrigatoriedade do uso de máscara e higienização das mãos com álcool, em postos de saúde e hospitais, como também estratégias de saúde pública que ampliem a cobertura da vacinação. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Saúde com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, declarou Marquinhos, justificando o pedido encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi.

COMBATE À DENGUE

Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando que seja feita aplicação de fumacê nos bairros do município. 

Segundo ele, “o fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que solta uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia (como o que estamos enfrentando atualmente) para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a Dengue, a Zika ou a Chikungunya”, argumentou Candinho.

O parlamentar frisou ainda que “embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz, tornando-se uma das principais armas usadas contra os mosquitos durante epidemias. Vale lembrar ainda que a melhor forma de se evitar a proliferação de pernilongos e do mosquito Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para sua criação. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, ou seja, todos os materiais que podem facilmente ser retirados e eliminados enquanto potenciais criadouros”.

ESCOLA ORLANDO MENDES

O vereador Candinho Gabínio também aproveitou a oportunidade para apresentar indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho e à secretária municipal de Educação, esporte, Cultura e Lazer, Mirta Eloiza Landolfi Salinas e ao secretário municipal de Obras, André Manosso, solicitando uma cobertura em frente à quadra de esportes da Escola Municipal Prefeito Orlando Mendes Gonçalves. 

De acordo com o parlamentar, “a presente indicação tem como objetivo beneficiar os pais e alunos que ficam aguardando a entrada e saída da escola expostos, muitas vezes, ao calor excessivo que se apresenta na nossa região. Principalmente no horário de saída os pais ficam expostos ao sol muito forte com a temperatura chegando a 32 graus e uma sensação térmica de 40 graus. Podendo ocorrer vários problemas de saúde como câncer de pele, enxaqueca, insolação, e diminuição da imunidade do organismo, em consequência disto, sendo, a cobertura de extrema importância para se protegerem em dias de chuva”.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!