EXPEDIENTE
Indicação visa atender necessidade da população

Candinho Gabínio quer CIS atendendo aos sábados, casas para policiais e valorização da Enfermagem

Fonte: Assesoria

O vereador Candinho Gabínio apresentou na sessão ordinária de 22 de fevereiro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita à Prefeitura que seja disponibilizado o atendimento aos sábados na Unidade de Saúde CIS. 

Segundo ele, “diante do aumento do número de casos de Covid-19, Dengue e Influenza A subtipo H3N2 no município, esta indicação objetiva solicitar atendimento médico ambulatorial aos sábados na Unidade de Saúde CIS, que fica localizada na região central do município. Desta maneira com o funcionamento da unidade o fluxo de pessoas que são atendidas atualmente no AMA ficará dividido, contando assim com atendimentos mais rápidos e menos aglomeração.  Além disso, é fundamental destacar, ainda, a necessidade do funcionamento da sala de vacinas, visto que, a população muitas vezes não consegue realizar a imunização durante a semana, fato que é de extrema importância para a sociedade, pois tal efeito traz benefício para a coletividade evitando adoecimento em massa”, argumentou.

CASAS PARA POLICIAIS

O vereador Candinho Gabínio também apresentou indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho, com cópias ao governador Reinaldo Azambuja, ao deputado federal Beto Pereira e ao Carlos Bordão, diretor presidente da Agência Municipal de Habitação, solicitando a criação de um Projeto de Conjunto Habitacional para Policiais.

Para Candinho, “a presente indicação visa viabilizar um projeto que venha atender esta demanda solicitada por este vereador através de indicação nos anos de 2019 e 2021. Tendo em vista que o Senado aprovou nesta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, uma medida provisória do governo Bolsonaro que cria um programa habitacional fundamental específico para profissionais da segurança pública. Este benefício será para os agentes de segurança com renda bruta mensal de até R$ 7 mil. Onde poderão ser contemplados policiais civis, policiais militares, federais, rodoviários e penais, além de bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais”.

O parlamentar expõe também que “o programa vale para profissionais da ativa, da reserva, reformados e aposentados, e também para cônjuges e dependentes de agentes de segurança que tenham falecido em razão da atividade. O valor máximo para um imóvel a ser financiado pelo programa será de R$ 300 mil, que poderão ser quitados em até 420 meses (35 anos). Podendo assim, melhorar a qualidade de vida e valorizar os profissionais de segurança pública ao reduzir a carência habitacional e os riscos a ela associados, visto que pela ausência de políticas públicas específicas, integrantes das forças de segurança tem que morar com suas famílias em locais com altos índices de violência. Daí a importância da iniciativa. Desta forma, ciente da preocupação da atual Gestão com o bem estar da população e de seus servidores, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, argumentou o vereador.

ENFERMAGEM

Candinho Gabínio também apresentou indicação encaminhada ao deputado federal Beto Pereira, solicitando apoio para aprovação da PL2564/2020 que trata do ajuste do piso salarial dos profissionais de enfermagem. “A vivência hodierna no enfrentamento da pandemia da Covid-19 modificou a forma que olhamos os profissionais de enfermagem. Neste momento de tamanha vulnerabilidade e apreensão, perpetua-se um caminho brilhante para quem presta o cuidado à saúde, indiferente do setor de atuação, equipes de enfermagem demonstram no dia a dia com bravura empatia pela vida e dignidade humana”, afirmou.

O parlamentar acrescentou ainda que “reconhecer as inúmeras habilidades e competências para o cuidado é uma forma de valorizar o conhecimento científico produzido por meio e para a assistência prestada a cada indivíduo. A enfermagem é uma das profissões mais importantes dentro da saúde. Diariamente esses profissionais vivenciam e participam ativamente em situações de vida ou morte. São esses profissionais os principais responsáveis pelo cuidado do paciente, e suas atividades incluem a comunicação entre médicos e pacientes, administração de medicamentos e realização de curativos”.

Outra argumentação do vereador é de que “eles também são responsáveis por prestar os primeiros atendimentos e acompanhar a recuperação dos pacientes, realizam exames preliminares, monitoram o quadro de saúde, atualizam prontuários, previnem infecções hospitalares, preparam exames e separam instrumentos para cirurgias. Mais do que isso, são esses profissionais que fazem os hospitais, clínicas e postos de saúde funcionarem. E agora, mais do que nunca, no mundo inteiro esses profissionais mostram sua coragem, zelo, empenho e amor ao próximo, em uma luta diária para tratar aqueles infectados pelo Coronavírus. Durante várias horas seguidas dedicadas ao trabalho, eles põem em prática seus conhecimentos para salvar vidas e impedir o avanço do inimigo invisível”.

Para Candinho Gabínio, “por se tratar da maior categoria profissional de Saúde, e a única presente durante 24 horas ao lado do paciente, a Enfermagem tem um papel fundamental na detecção e avaliação dos casos suspeitos de coronavírus. Tornaram-se atores principais dessa trágica pandemia. Esse protagonismo se deve pela atuação corajosa, efetiva e ininterrupta dentro dos hospitais e unidades de saúde. No mundo todo, enfermeiros(as) enfrentam longas jornadas de trabalho e arriscam a própria vida para conter a pandemia. Muitos abriram mão de suas folgas, férias e descanso. Outros estão trabalhando sem parar como voluntários. Os profissionais da saúde são os grandes guardiões que defendem a sobrevivência da humanidade. E em um momento tão difícil quanto esse pelo qual passamos, são os nossos enfermeiros(as) que fazem a linha de frente na batalha contra o COVID-19, diante disso queremos reconhecimento de salários justos a essa profissão. E para isso contamos com o apoio do nosso Deputado Federal Beto Pereira para aprovação da PL 2564/2020. Desta forma, diante do exposto, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, finalizou.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!