EXPEDIENTE
Equipe da CNN testemunhou um intenso bombardeio no nordeste da Ucrânia

Bombardeios em Kharkiv se intensificam em “nova fase” da invasão, dizem ucranianos

Fonte: Por Nima Elbagir e Barbara Arvanitidis da CNN

Uma equipe da CNN testemunhou intenso bombardeio no bairro residencial de Saltivka, no nordeste da Ucrânia, Kharkiv, com uma autoridade local dizendo acreditar que a Rússia estava intensificando os ataques em meio a uma nova fase de operações militares.

 

Autoridades ucranianas alertam há dias que esperam uma grande ofensiva das forças russas na região leste de Donbass, enquanto a Rússia reposiciona tropas e equipamentos após uma tentativa fracassada de tomar Kiev, a capital do país.

 

A equipe da CNN estava em Saltivka, um distrito no nordeste de Kharkiv ao longo da rodovia E40, enquanto os bombardeios se intensificavam.

 

Projéteis e tiros de armas leves foram ouvidos antes que as forças ucranianas alertassem a equipe para se mover para uma posição mais segura.

O bombardeio foi uma evidência de que um avanço russo estava em andamento, refletindo comentários recentes de altos funcionários do governo nos últimos dias, disse à CNN um representante do Gabinete do Procurador-Geral regional de Kharkiv.

 

As forças russas continuaram bombardeando Kharkiv e seus arredores, atingindo áreas residenciais ao redor da região com fogo de vários lançadores de foguetes, artilharia e tanques, disse Oleh Syniehubov, chefe da administração militar regional de Kharkiv, mais cedo. Vários civis foram mortos e feridos nesses ataques.

 

Em comentários na televisão nacional na segunda-feira (11), Vadym Denysenko, conselheiro do Ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, disse: “Do meu ponto de vista, esta grande ofensiva [no leste] já começou”.

 

“Temos que entender que essa não será a repetição de 24 de fevereiro, quando começaram os primeiros ataques aéreos e explosões e dissemos: ‘A guerra começou.’ A grande ofensiva de fato já começou”, declarou.

 

Alguns dos combates mais pesados ​​na Ucrânia foram relatados em torno de Izium, uma área fortemente contestada na região sudeste de Kharkiv.

 

Os movimentos de tropas russas estão concentrados ao sul e leste de Kharkiv, de acordo com as últimas imagens de satélite fornecidas pela Maxar Technologies e analisadas pela CNN.

 

Autoridades russas disseram que seu objetivo é ganhar o controle de Donbass – onde ficam as regiões de Donetsk e Luhansk.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!