CONTATO
EXPEDIENTE
United States acima de todos! Patriotismo zero!

Bolsonaro atende Trump e zera novamente imposto sobre cota de etanol dos EUA

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Revista Fórum

O governo Jair Bolsonaro decidiu estender a medida que zera o imposto de importação sobre o etanol dos Estados Unidos. A taxa de 20% sobre 187,5 milhões de litros originados no país foi cortada por 90 dias, em decisão tomada na última sexta-feira (11).

O governo já havia liberado a importação de uma cota de 750 milhões de litros de etanol americano sem o imposto de importação de 20%, medida que venceu no último dia 31. A nova liberação teve participação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que convenceu Bolsonaro a fazer mais um agrado ao presidente Donald Trump, que disputa as eleições em novembro.

Isenção de impostos para o produto vindo dos EUA beneficia os produtores de milho do país e prejudica a toda a cadeia de produção brasileira. O etanol estadunidense é feito a partir do milho, e não da cana-de-açúcar, como ocorre no Brasil.

Usineiros nacionais e até a bancada do agronegócio pressionam o Palácio do Planalto a manter a barreira ou mesmo aplicar a tarifa de 20% sobre todo o etanol estrangeiro que entra no país. No entanto, os EUA não queriam apenas a prorrogação da cota e fazem uma ofensiva para que o Brasil aceitasse o livre comércio do produto.

O governo Bolsonaro já teria sinalizado que, durante o período de isenção dos impostos, os dois países pretendem debater como incrementar o comércio de etanol entre os dois países, bem como de outros produtos.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!