EXPEDIENTE
Fronteira foi reaberta ainda durante a noite de ontem.

Bolivianos reabrem fronteira após nove dias de greve nacional

Fonte: Por Gesiane Sousa da Capital do Pantanal

A suspensão da greve nacional na Bolívia, que durou nove dias, veio logo após a Ministra da Presidência, María Nela Prada, anunciar a publicação em Diário Oficial da Lei 1.409, que revoga a norma 1.386, ainda na noite desta, terça-feira, 16 de novembro. Já se aproximava das 22 horas, quando Romulo Calvo, presidente do Comitê Cívico Pró – Santa Cruz, confirmou em coletiva a suspensão do ‘Paro’.

A fronteira com o Brasil foi aberta e trânsito normalizou, principalmente de caminhões, foi retomando gradativamente.

O comércio de Corumbá comemora a reabertura da fronteira, já que os bolivianos são responsáveis por mais da metade do movimento comercial na cidade.

As vendas caíram espantosamente durante os dias de paralisação no país vizinho.

A revogação da lei 1.386, que dava o direito do governo boliviano investigar as fianças de qualquer cidadão sem mandado judicial, deu a vitória ao movimento multissetorial, que paralisou a economia da Bolívia por nove dias corridos.

Os deputados e senadores cederam a força do movimento para que o país não fosse ainda mais prejudicado economicamente, mas não deixaram de citar que o ‘paro’ representava um ‘segundo golpe’, como o de 2019, quando a Bolívia ficou em greve por 21 dias e derrubou Evo Morales.

Romulo Calvo, presidente do Comitê Cívico Pró-Santa Cruz, anunciou a suspensão do movimento próximo das 22h de ontem. Foto: Reprodução

Representantes do movimento anunciaram que permanecem em alerta, acompanhando as ações do governo para proteger a democracia e o direto a liberdade no país.

 “Esperamos continuar articulando com o setor sindical e o setor de transportes para continuar com a participação nas ações que se fizerem necessárias”, disse Romulo Calvo, presidente do Comitê Cívico Pró- Santa Cruz, em coletiva à imprensa.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!