CONTATO
EXPEDIENTE
Governo Biden

Biden se sai melhor do que Trump em seus primeiros 100 dias: pesquisa Reuters / Ipsos

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Chris Kahn da Reuters

Mais da metade dos americanos aprovam o presidente Joe Biden depois de quase 100 dias no cargo, de acordo com a pesquisa Reuters / Ipsos, um nível de apoio que seu antecessor republicano Donald Trump nunca alcançou e que deve ajudar os democratas a impulsionar os gastos com infraestrutura e outros grandes – itens do bilhete na agenda de Biden.

A pesquisa de opinião nacional com 4.423 adultos de 12 a 16 de abril revelou que 55% aprovavam o desempenho de Biden no cargo, enquanto 40% desaprovavam e o restante não tinha certeza.

Biden recebeu as notas mais altas por seu tratamento da pandemia de coronavírus, com 65% apoiando sua resposta. Em janeiro, 38% aprovaram a forma como Trump lidou com a crise de saúde. Noventa por cento dos democratas, 61% dos independentes e 39% dos republicanos disseram aprovar a resposta de Biden, mostrou a pesquisa.

Cinquenta e dois por cento dos americanos também disseram que gostaram da forma como Biden lidou com a economia e 53% disseram o mesmo sobre seu impacto sobre os empregos nos EUA, que em ambos os casos foram alguns pontos percentuais mais altos do que as notas de Trump sobre empregos e economia durante seu último mês no escritório.

Mas Biden recebeu suas críticas mais fortes sobre a imigração, à medida que seu governo continua lutando contra uma onda de migrantes que chegam à fronteira dos Estados Unidos com o México: 42% aprovaram a política de fronteira do presidente, enquanto 49% desaprovaram.

Mais da metade deu a Biden notas fortes para o bipartidarismo, embora os democratas fossem muito mais propensos do que outros a creditar a Biden por unificar o eleitorado profundamente dividido. Cinquenta e seis por cento aprovaram os esforços de Biden, incluindo 88% dos democratas, 23% dos republicanos e 48% dos independentes.

Os americanos também apoiaram a posição de Biden sobre o meio ambiente e a desigualdade racial, com 54% e 51% aprovando seu histórico até agora, respectivamente.

Biden está se beneficiando um pouco das circunstâncias que estão além de seu controle. Ele teve meses para preparar sua resposta à pandemia antes de se tornar presidente, e algumas vacinas contra o coronavírus já estavam em uso antes de sua posse em 20 de janeiro. A economia de Biden também tem a vantagem de ser comparada à recessão pandêmica de 2020, quando os empregadores eliminaram milhões de empregos, pois o COVID-19 fechou empresas e escolas.

Ainda assim, os números de aprovação de Biden refletem o apoio popular à sua ambiciosa agenda, incluindo um pacote de estímulo econômico de US $ 1,9 trilhão, e deve ajudá-lo a buscar outras iniciativas, disse Julian Zelizer, historiador político da Universidade de Princeton.

Biden agora está pressionando por um plano de infraestrutura de US $ 2 trilhões ao qual muitos republicanos se opõem, e espera-se que ele proponha aumento de impostos sobre os ricos para arrecadar dinheiro para creches e outros programas para trabalhadores americanos.

Sua popularidade ajudará Biden a manter seu partido unido, disse Zelizer, atenuando os descontentes nas alas progressistas e moderadas do partido e possivelmente moderando a oposição de alguns republicanos, especialmente aqueles em estados politicamente competitivos.

Lyna Sandau, uma republicana de 75 anos da cidade de Nova York, disse que admira como Biden forneceu agressivamente vacinas aos Estados Unidos. Sandau votou em Trump no ano passado, mas se a eleição fosse realizada novamente, ela provavelmente apoiaria Biden.

“O que posso dizer, ele parece estar tentando”, disse ela.

AMPLO SUPORTE NA SPLIT AMERICA

Os republicanos se opõem em grande parte a Biden, com apenas cerca de 20% apoiando o presidente, mas esses números não mudaram muito no ano passado. Biden até agora tem sido capaz de se opor a isso com aprovação quase unânime entre os democratas e forte apoio entre os independentes.

Cerca de 90% dos democratas aprovam Biden, enquanto 8% desaprovam. Entre os independentes, 51% aprovam e 39% desaprovam.

A maioria dos presidentes goza de pelo menos um breve período de elevada popularidade, e os números de favorabilidade de Trump também aumentaram quando ele assumiu o cargo há quatro anos. Mas eles recusaram algumas semanas depois, quando ele pressionou para proibir viagens de países muçulmanos.

A popularidade de Biden, por sua vez, cresceu no último ano entre um amplo segmento da população americana, não apenas entre os universitários brancos que ajudaram a colocá-lo na Casa Branca, mas também entre os tradicionalmente conservadores brancos não universitários que ainda dominar o eleitorado em muitos lugares.

De acordo com a pesquisa de abril, 61% dos brancos universitários e 46% dos brancos que não se formaram disseram ter uma visão favorável do presidente, que é de 7 pontos e 6 pontos, respectivamente, acima do ano anterior.

Biden também se tornou mais popular no ano passado entre as minorias raciais, com 68% dos hispânicos expressando uma visão favorável de Biden, 12 pontos a mais que em abril passado.

A última pesquisa também mostra que mais americanos – 40% – acham que o país está indo na direção certa do que em qualquer outro momento da última década.

Isso é tão bom quanto um democrata deve esperar em um ambiente político hiperpartidário, disse Robert Shrum, estrategista democrata e cientista político da Universidade do Sul da Califórnia.

Os republicanos provavelmente continuarão a se opor a Biden em massa, disse Shrum. Mas os democratas poderiam se opor pressionando por iniciativas políticas populares também entre os conservadores, como a reconstrução de estradas e a expansão do acesso à Internet.

“É muito útil ter republicanos, que podem não dar a você uma boa classificação de emprego no país, concordar com alguns ou muitos dos passos que você deseja dar”, disse Shrum.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!