CONTATO
EXPEDIENTE
Precisando recuperar a economia

Biden revelará plano para injetar US $ 1,5 trilhão na economia atingida pela pandemia

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Fonte: Por Jeff Mason, Jarrett Renshaw e Trevor Hunnicutt, da Reuters

O presidente eleito Joe Biden revelará na quinta-feira uma proposta de pacote de estímulo destinada a impulsionar a economia durante a pandemia do coronavírus com uma salvação econômica que pode ultrapassar US $ 1,5 trilhão e ajudar as comunidades minoritárias.

Biden fez campanha no ano passado com a promessa de levar a pandemia mais a sério do que o presidente Donald Trump, e o pacote visa colocar essa promessa em ação com um influxo de recursos para o lançamento da vacina contra o coronavírus e recuperação econômica.

O próximo governo trabalhará com o Congresso no pacote de estímulo rápido depois que Biden assumir o cargo em 20 de janeiro, embora o impeachment de Trump ameace consumir legisladores nas primeiras semanas.

O pacote de estímulo tem um preço acima de US $ 1,5 trilhão e inclui um compromisso de cheques de estímulo de US $ 1.400, de acordo com uma fonte familiarizada com a proposta, e Biden deve se comprometer com parcerias com empresas privadas para aumentar o número de americanos vacinados.

Uma parte significativa dos recursos financeiros adicionais será dedicada às comunidades minoritárias. “Acho que você verá uma ênfase real nessas comunidades carentes, onde há muito trabalho árduo a fazer”, disse outro oficial de transição.

Biden planeja apresentar seu pacote durante um discurso no horário nobre na noite de quinta-feira, ressaltando a seriedade do assunto, mas ele terá que competir por atenção com o drama político em Washington.

A Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas, votou pelo impeachment de Trump na quarta-feira, tornando-o o primeiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer duas acusações. Dez de seus companheiros republicanos juntaram-se aos democratas para acusá-lo de incitar uma insurreição no tumulto mortal da semana passada no Capitólio.

O processo de impeachment ameaça suspender o início do mandato de Biden.

Em uma declaração na noite de quarta-feira, Biden disse: “Espero que a liderança do Senado encontre uma maneira de lidar com suas responsabilidades constitucionais no impeachment, ao mesmo tempo em que trabalha em outros assuntos urgentes desta nação”.

O presidente eleito democrata disse na semana passada que o pacote de estímulo estaria “na casa dos trilhões de dólares” e argumentou que mais gastos no início reduziriam os danos econômicos de longo prazo das paralisações provocadas pela pandemia.

Ele também disse que haveria “bilhões de dólares” para acelerar a distribuição de vacinas, junto com dinheiro para ajudar a reabrir escolas e para governos estaduais e locais evitarem demitir professores, policiais e profissionais de saúde.

Mais de 380.000 pessoas nos Estados Unidos morreram de COVID-19 durante a pandemia, com 22,7 milhões de infectados durante esse tempo. As paralisações e restrições relacionadas à pandemia custaram milhões de empregos nos Estados Unidos.

Embora o próprio Trump tenha apoiado cheques de US $ 2.000 para americanos na última rodada de estímulo, muitos de seus colegas republicanos recusaram a quantia alta, optando por cheques de US $ 600. Biden pode enfrentar oposição adicional dos republicanos aos seus esforços, mas será ajudado pelo fato de que seus colegas democratas controlarão a Câmara e o Senado.

O novo assessor econômico de Biden na Casa Branca, Brian Deese, disse à Reuters na quarta-feira que o presidente eleito pressionaria o Congresso a aprovar medidas de estímulo imediatas e, em seguida, adotar medidas de recuperação econômica de longo prazo relacionadas à saúde e infraestrutura.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
LEIA TAMBÉM!!!