EXPEDIENTE
Independência dos Estados Unidos

Biden comemora 4 de julho com festa para 1.000 pessoas na Casa Branca

Fonte: Por Kate Sullivan e Kate Bennett, da CNN

O presidente norte-americano Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden promovem neste domingo, 4 de julho, a maior festa na Casa Branca desde o início do mandato do democrata, em janeiro, com o governo aproveitando a data que comemora a independência dos Estados Unidos para destacar os progressos do país na luta contra a pandemia do coronavírus.

 

Com mais de cinco meses de mandato, os Bidens agora têm a oportunidade de receber convidados pessoalmente, e mais de 1.000 pessoas eram esperadas no evento a ser realizado nos gramados na residência oficial.

Os convidados deste ano são principalmente militares e trabalhadores essenciais, acompanhados de suas famílias, em um aceno aos profissionais que mantiveram o país andando nos dias mais sombrios da pandemia.

 

A celebração, porém, chega em um momento em que as autoridades federais alertam sobre a circulação da nova variante Delta do vírus e se esforçam para alcançar o restante da população que ainda não se vacinou.

Uso de máscara liberado

A Casa Branca pediu a todos os convidados que fizessem o teste de Covid-19 entre um e três dias antes do evento e que, para os que ainda não estão totalmente vacinados, que usem máscaras, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

 

De acordo com ela, os que já estão totalmente imunizados podem cumprir as diretrizes de saúde pública e não são obrigados a usar máscaras.

 

Em um sinal de preocupação com a variante Delta, a Casa Branca anunciou na semana passada que enviará equipes de vários órgãos de saúde e fiscalização para monitorar as áreas onde a disseminação da nova variante está alta. Os profissionais vão realizar testes, fornecer tratamento como anticorpos e dar suporte à vacinação.

 

Funcionários da Casa Branca também reconheceram recentemente que o país chegaria ao 4 de julho sem ter cumprido as metas de vacinação anunciadas por Biden, com muito trabalho ainda por fazer entre os americanos mais jovens.

 

O objetivo do presidente era chegar à data da Independência com 70% dos adultos tendo recebido pelo menos uma dose e 160 milhões, cerca da metade da população, totalmente vacinados. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos (CDC), na sexta-feira (2), 67% dos adultos tinham pelo menos uma injeção.

Cachorro-quente e hambúrgueres

A festa deste domingo é bem maior do que o esperado inicialmente para o feriado de Independência. Em março, Biden dizia ter esperanças de que os avanços da vacinação permitissem aos americanos chegar ao 4 de julho podendo se reunir com pequenos grupos de família e amigos em casa para comemorar a data.

 

Desde então, porém, as restrições da Covid-19 foram retiradas em todo o país e o CDC liberou os que já estão totalmente vacinados de usar máscaras tanto em ambientes fechados quanto abertos na maioria das situações.

 

Um funcionário da Casa Branca disse à CNN que a cerimônia de Biden terá barracas de alimentos com alguns pratos que incluem cachorro-quente, hambúrgueres, frango e outros pratos típicos dos festejos americanos.

 

As decorações também prometem ser caprichadas, feitas com a ajuda de uma empresa de eventos e maiores do que qualquer evento promovido pela Casa Branca até agora.

“Juntos novamente”

O tema do governo para o fim de semana de feriado é “America’s Back Together”, ou “A América reunida novamente”, sublinhando o retorno ao estilo de vida pré-pandemia em grande parte do país.

 

Na agenda do sábado, o presidente viajou a Michigan para divulgar os avanços no combate à pandemia. A primeira-dama Jill Biden, a vice-presidente Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff também fizeram viagens com o mesmo propósito na sexta e no sábado, como parte das celebrações da Independência.

 

O gabinete de Biden tem se deslocando por todo o país para eventos que vão de debates e jogos de beisebol a visitas a bombeiros, festivais e churrascos.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!