O líder do PP na Câmara, Arthur Lira, vai começar na próxima semana a viajar pelo país para atrair apoios para sua candidatura à presidência da Casa. Segundo aliados, os primeiros estados a serem visitados serão os do Norte.
Para conseguir o comando da Câmara, o líder do PP e do Centrão mira deputados de partidos que estão no bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal concorrente.
Entre eles estão PSB, o PSDB e o PSL. Aliados de Lira estimam ter, em cada um desses partidos, respectivamente, o apoio de 16 (de 33), 30 (de 52) e 15 (de 31) deputados.
Fazem parte do bloco de Lira os partidos PP, Solidariedade, PL, PSD e Republicanos. O PL, maior partido do bloco, com 42 deputados, indicou o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) como candidato a primeiro vice-presidente.
O grupo de partidos que deve apoiar Baleia soma 268 deputados, que ultrapassa em 11 o número mínimo de deputados para eleger em primeiro turno o presidente da Câmara. Já o bloco de Lira soma 205 votos. No entanto, o voto é secreto e o cenário pode se inverter caso as 61 expectativas de traições ao grupo de Baleia se confirmem.