No encerramento da 31ª rodada do Campeonato Inglês, o Arsenal perdeu para o Crystal Palace por 3 x 0, com gols de Mateta, Ayew e Zaha.
Agora, o Tottenham ocupa a quarta colocação da competição com 54 pontos, a mesma pontuação dos Gunners (com um jogo a menos). Já as Águias chegaram aos 37 pontos e ficaram na nona posição.
O primeiro tempo foi de controle das ações por parte do Crystal Palace, que não demorou a abrir o placar.
Aos 16 minutos, após bola levantada na área, Andersen escorou de cabeça no segundo poste, e Mateta apareceu para marcar.
Na sequência, o zagueiro dinamarquês das Águias apareceu bem no meio de campo e deu uma linda assistência para Ayew ampliar, aos 24 minutos.
Mateta teve nova chance de marcar, dessa vez aos 39 minutos, mas Ramsdale fez excelente defesa.
O Crystal Palace marcou pelo menos dois gols na etapa inicial em três dos últimos cinco jogos da Premier League.
Após o intervalo, o Arsenal melhorou e passou a criar mais jogadas ofensivas com a entrada do brasileiro Gabriel Martinelli.
Smith Rowe (18 minutos) e Odegaard (21 minutos) tiveram chances de diminuir, mas pecaram nas finalizações.
Em contraponto, em rápido contra-ataque, Zaha foi derrubado por Odegaard na área.
O próprio camisa 11 cobrou o pênalti com perfeição, deslocando o goleiro, e fazendo o terceiro gol do Crystal Palace na partida.
O atacante das Águias tem 18 pênaltis convertidos na Premier League, atrás apenas de Sterling (23), do City, e Vardy (21), do Leicester.
Saka e Nketiah perderam ótimas oportunidades para o Arsenal, parando no goleiro Guaita ou no travessão, respectivamente.
Esta foi apenas a segunda vitória do Crystal Palace nos últimos 18 confrontos contra rivais de Londres.
Já o Arsenal, que vinha de apenas uma derrota nos últimos cinco jogos do Campeonato Inglês, conheceu novo revés, que pode custar caro na luta por uma vaga na Champions League 2022/23.